6 de maio de 2012

Botafogo: faltou humildade ao time e inteligência ao Osvaldo

O Botafogo foi derrotado por acachapantes 4 x 1 pelo Fluminense no primeiro jogo da decisão do Campeonato Carioca, o que deixa o Flu com 99%  de chances de ser campeão, só uma tsunami de grandes proporções pode reverter a situação na próxima partida. Fui ao Engenhão e mais uma vez comprovo que quem ganha jogo de futebol é o craque: Deco deu uma aula no meio-campo Tricolor, muito bem secundado por Thiago Neves. A vitória foi merecida e poderia ter sido mais humilhante depois que o Botafogo perdeu um jogador ( péssimo, jogador, diga-se de passagem, Lucas ), aos 10 m da segunda-etapa e logo em seguida levou o segundo gol.
Ao conseguir seu gol, aos 8 m do primeiro-tempo, a equipe Alvinegra recuou tentando pegar o Fluminense em contra-ataques, a mesma estratégia usada contra o Vasco e que desta vez não funcionou, por quê?
Elkson, que vem jogando mal faz tempo, errou todos os passes que tentou, inclusive o que originou o gol de empate do Flu no finzinho da primeira-etapa, matando o ataque Alvinegro; Lucas levou cartão-amarelo, não importa se justo ou injusto, e, como é um jogador limitadíssimo tecnicamente, deveria ter sido substituído no intervalo, juntamente com Elkson, uma nulidade em campo. Nada, voltamos como o mesmo time e quando da expulsão de Lucas e o gol do Flu logo em seguida, nosso técnico, Osvaldo Oliveira,me desloca Felipe Gabriel para a lateral-direita, acabando de matar nosso meio-campo. Ora, tem outro jogo no domingo, o time do Fluminense é melhor tecnicamente e está com um jogador a mais, 2 x1, nas circunstâncias, era um bom resultado, vencendo de 1 x 0 na próxima estava tudo igual e a decisão iria para os pênaltis. Osvaldo deveria ter colocado um zagueiro, Brinner, no lugar da nulidade do Elkson e Jadson para fechar o meio-campo no lugar de Loco Abreu, colocando Felipe Gabryel, que é bom tecnicamente, mais à frente, com seus dribles poderia conseguir, ao menos, algumas faltas na entrada da área e avançando Maicosuel, um jogador veloz e habilidoso. Mas não, tirou o Loco e colocou o botinudo do Herrera e, aos 30 m da segunda-etapa, só aos trinta!, tirou Elkson e colocou Caio para ciscar em campo, ou seja, trocou nada por coisa nenhuma. Deu no que deu! Claro que tudo são conjecturas e, talvez, nada do que escrevi acima pudesse ter minorado nossa derrota, mas, ao menos, é mais lógico com o que ocorria em campo. Faltou, na minha opinião, humildade ao treinador Alvinegro em aceitar uma derrota, acabou arrumando uma goleada que faz do Fluminense o virtual campeão.
Elkson não vem jogando nada faz tempo e não sai do time, por quê? Talvez pelo alto investimento que nossa diretoria fez para contratá-lo; Lucas é fraquíssimo, Fábio Ferreira idem. Que a derrota nos sirva de alerta: o Botafogo não tem elenco para disputar competições mais fortes, como o Campeonato Brasileiro, com chances de ser campeão ou, ao menos, conseguir uma vaga na Libertadores, com este elenco ficaremos ali entre o sexto e o décimo-segundo lugar, média de nossas colocações nos últimos anos.
E temo um cataclismo na quarta-feira, temos um jogo decisivo pela Copa do Brasil com o Vitória da Bahia e não sei até que ponto a derrota de hoje vai afetar o moral do time. Ano passado foi o que se viu, e o elenco é quase o mesmo, mudou o técnico, saiu o indefectível Caio Júnior e entrou Osvaldo Oliveira que, segundo um amigo meu, é o Caio com airbag! Hoje foi!

10 comentários:

  1. Bem, nós sofremos juntos...

    ResponderExcluir
  2. Anônimo5/06/2012

    E ninguém cala... esse chororô... Danielle

    ResponderExcluir
  3. Bem, ao menos estamos na final, e não disputando amistoso com o "poderoso" Duque de Caxias no Ninho do Urubu, que, como sempre o Mengão ganhou roubado, foram precisos 2 pênaltis, para vencerem por 1 x 0.

    ResponderExcluir
  4. Uai, peerdeuuu?
    Pensei que tivesse empatado.
    Desse jeito não vai ser campeão invicto...
    Abs!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo5/06/2012

    Ai ai ai... hi hi hi, muito tempo para chorar no caminho de volta até Niterói, que dinheirinho jogado fora!!!! Deco, Thiago Neves e Rafael Sobis, rolaram em cima do foguinho, foi bonito de ver!!! Vou até mandar beijo e 1 caqixa de lencinho. Danielle

    ResponderExcluir
  6. Vamos arrebentar domingo, já entramos em contato com o Cachoeira que é botafoguense e el vai dar um jeito! Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo5/06/2012

    Acho melhor pedir ajuda aos céus!

    ResponderExcluir
  8. Tadinha...vai passar.Beijo!

    ResponderExcluir