25 de maio de 2010

A conta

Estavámos todos no bar do Crissaf, quando entra o Tiquinho- doce figura calçadense- e pede ao Crissaf para somar sua conta. Após uns bons quarenta minutos virando páginas e mais páginas do velho caderno onde eram anotados nossos débitos, Crissaf termina a soma e diz o valor ao Tiquinho:  425.00 Cruzeiros, dinheiro da época, início dos anos setenta do século passado. Tiquinho, espantado com a alta soma devida pega o caderno e vai conferindo o débito, folheia umas dez páginas... confere de novo, folheias as páginas novamente, olha sério para o Crissaf e diz: " Crissaf, eu, por acaso, sou algum cachorro?! Só tem osso anotado aqui!"

Gragalhada geral e fomos nós conferir a conta, e o Tiquinho estava certo, havia umas dez páginas de débito e as únicas anotações eram as seguintes: "Uma cana e um osso; duas canas e um osso; quatro canas e dois ossos; três canas e um osso...e assim foi até o final das páginas, variando tão somente o número de canas e de ossos. Detalhe: não havia mais nada, nem  refrigerante ou,uma mísera que fosse, cerveja.

Não entenderam né? Vou explicar: Dona Eni, esposa do Crissaf era exímia cozinheira e havia sempre um cabrito, um frango assado, um leitão assado e outras delícias  para serem deglutidas por nós, pinguços de plantão, diuturnamente no bar. Tiquinho bebia sua caninha e pegava um ossinho na estufa para tira-gosto, Crissaf, incontinênti, anotava no caderno  e foi assim que o doce Tiquinho pensou ter virado cachorro.

Outra rapidinha do Crissaf: ele era fã incondicional de Carlos Lacerda, um dos lideres civis do golpe militar de 64 e candidato à Presidência da República, tão apaixonado era o Crissaf pelo Lacerda que batizou um dos filhos com o nome do político, meu amigo Carlos Lacerda- rebatizado por nós de Carlim Caçapa; pois bem, como os militares não convocaram as eleições prometidas e ainda cassaram os direitos políticos do Lacerta, Crissaf se tomou de  profunda ojeriza por Castelo Branco líder militar do golpe e os militares em geral. Em sua fúria anti-castelista bradava a todos que o provocavam(nós, é claro!):" Desgraçado, despescoçado... pisou na CARTA-MAGNA e rasgou a CONSTITUIÇÃO!!!"
Tomou tanto ódio aos militares, e ao Botafogo, que naquela época surrava sem dó, nem piedade, seu ...bem, o time lá da Gávea( pobre Gávea, um bairro tão bonito!) , do qual era torcedor fervoroso, que quando soube que o Botafogo ia se mudar de General Severiano para Marechal Hermes, disse para o tio Ruzinho: " Tá vendo Dr., é por isso que odeio o Botafogo, vive no meio desses milicos de merda, foi até promovido de  GENERAL para MARECHAL!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário