>-->

Quero ser burro

By | 14:54 4 comments
Ah, se outra vida vier a ter, uma certeza tenho: quero nascer burro. Homem-burro. Os burros são mais felizes. Não questionam, não têm grandes sonhos, acreditam nas asneiras que lhes dizem e, com a fé dos idiotas, vivem felizes. Não há por quê, nem como assim?  É sempre  sim, sim e sim. E assim vivem os burros.  Um sermão, uma bíblia, uma certeza- ainda que estúpida!- e encontram o Norte por onde seguem, em uma grande manada a caminhar pelo mundo. Felizes em sua burrice atávica.

A cada dia me convenço que ser burro é ser feliz. Não pensar, não questionar, não duvidar, crer...Virtudes, grandes virtudes! Vive-se e pronto. Seguir a manada, eis a grande sabedoria dos burros. Às vezes empacam. Nada que umas boas cacetadas não resolvam...

 Vejo uma foto de Hitler e fico pensando como pôde o povo alemão seguir uma figura tão escabrosa. Não, não é sobre de ideologia, economia, filosofia, sociologia ou história, nada disso, é sobre a grotesca figura humana que ele representa ter conseguido hipnotizar um povo educado e culto como o alemão é o que me deixa estarrecido.  Os trejeitos histéricos, o bigodinho ridículo, a imagem disforme e caricata do homem Hitler, genialmente retratadas por Charlie Chaplin em O Grande de Ditador, quase destruíram o mundo. Só a burrice pode explicar tamanha cegueira de um povo.

Sei não, mas desconfio que temos de estudar melhor a burrice humana. Uma História da Burrice. Uma Sociologia da Asnice- ou, quem sabe?, um novo ramo da filosofia: Epistemologia da Burrice- ou ainda, para os marxistas, Uma Dialética da Burrice. O campo é amplo e a burrice humana infinita. Mas que deve ser muito bom ser burro, lá isso deve.

Meus amigos, fiquem avisados, se partirem desta para outra melhor( olha a burrice aí de novo, ficar dentro de um buraco, todo tapado, sem respirar; ou, tendo como opção, ser queimado, é passar para a melhor...) antes de mim e encontrarem o pessoal do Departamento de Reencarnação, reservem logo minha passagem de volta: quero reencarnar como burro! Atavicamente burro! Um asno primordial!

(Publicado em 28/10/2014

Quero ser burro



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

4 comentários:

  1. KKKKKKKKKK!!!
    Você ainda vai me matar de rir.
    Mas tudo que você escreveu faz sentido, faz sentido.

    ResponderExcluir
  2. Cara, assim você vai virar estátua, monumento, nome de rua, patrono de turma, medalha...uma verdadeira instituição. É muita responsabilidade!

    ResponderExcluir
  3. Estou fora dessa de morrer antes. Vou deixar para depois dos tempos, quando não houver mais amanhã. Que o lado de lá não existe, cara!

    ResponderExcluir
  4. Zatonio, cheguei aqui pelo Google Buzz, e adorei este post.Concordo com ele todo! Já até pensei nisso, como a minha vida seria boa se eu fosse burra. Se eu não pensasse, se eu não questionasse, se eu até assistisse televisão aberta creio que seria mais feliz. Mas... c'est la vie!
    Abraços!

    ResponderExcluir