5 de dezembro de 2013

Somos Mandela


Somos Mandela- Interrogações

E houve um homem, negro, pobre e frágil. E o homem, negro, pobre e frágil, ousou levantar a voz contra os poderosos- brancos, ricos e fortes. E o homem, negro pobre e frágil, o que fez? O que disse? Ousou dizer: Eu sou negro, pobre e frágil. Vocês são brancos ricos e fortes. E somos iguais. Todos nós...
Insolente! Negro insolente! Às masmorras! E jogaram o homem, negro, pobre e frágil em seus cárceres: fétidos, ultrajantes, indignos de um homem, branco, rico e forte. Não resistiu, o homem, negro, pobre e frágil. Sabia que a igualdade, a liberdade, a dignidade, a grandeza de caráter, a certeza dos justos, não podem ser aprisionadas. Prenderam seu corpo, apenas. E de lá, da ignomínia da injustiça, isolado de tudo e de todos- a não ser de seus carrascos- o homem negro, pobre e frágil, resistiu e viu seus ideais se espalharem por todos os cantos. Somos iguais,ouvia-se em um canto qualquer de África... Somos iguais, ressoava nos guetos do Harlem... Somos iguais, cantavam numa favela do Rio...Somos iguais, vociferavam os estudantes nas barricadas de Paris... Somos iguais, bradava o Che, perdido nos altiplanos bolivianos... Eu tive um sonho: somos iguais- discursava Martin Luther King ... E o grito se espalhou... O homem, negro, pobre e frágil resistiu por vinte e sete intermináveis anos. Mas o brado chegava a seus ouvidos: Somos iguais! Somos Mandela!
Venceu, o homem, negro, pobre e frágil. Olho uma foto do homem,negro, pobre e frágil e penso: nunca fomos tão desiguais e, no entanto, somos iguais...Somos Mandela!

PS: Fiz esse texto em 16/07/2010, republico agora em homenagem ao grande Mandela, que acaba de falecer. Que seu exemplo frutifique e consigamos construir um mundo mais solidário e justo. Somos Mandela, sempre!

13 comentários:

  1. Bela crônica, Zatonio: belo poema!

    ResponderExcluir
  2. Beleza de texto! Somos iguais, somos Mandela!

    ResponderExcluir
  3. Que magistral inspiração! Você se superou.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo6/10/2010

    Excelente o seu texto! E a luta continua!

    ...somos iguais ...somos Mandela!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Afinal somos todos iguais!

    ResponderExcluir
  6. Somos Mandela! Faço parte de uma geração que acompanhou a luta liderada por ele. Chorei muito de emoção ao ouvir Desmond Tutu no dia da abertura da copa.
    As manifestações populares mostraram nessa hora
    o reconhecimento do povo a líderes verdadeiros !
    Belíssima e verdadeira sua crônica! Somos Mandela!

    ResponderExcluir
  7. Sou cada vez mais seu fã cara

    ResponderExcluir
  8. Anônimo7/18/2012

    Valeu, ZATONIO!!... E VIVA O MANDELA!!

    ResponderExcluir
  9. Valeu mas a luta continua...
    Salve Mandela! salve todos os negros honrados "injustiçados; negro não precisa de cota pra nada; SOmos IGuais!

    ResponderExcluir
  10. Você é meu ídolo não tenha duvidas disso caro Barrão. Que beleza seria espalhar esta pérola por ai...

    Nem preciso dizer que vc mais uma vez me emocionou...

    Somos iguais...somos Mandela!

    Beijos agradecidos.

    ResponderExcluir
  11. Ontem quando soube de sua morte, fiquei parada e de meus olhos correram lágrimas, não me pergunte por que... Acho que não precisa.. Mirka Holub Facebook. 06/12/13.

    ResponderExcluir
  12. Leio muita coisa a seu respeito. Por esta razão te respeito muito.Mirka.

    ResponderExcluir