24 de agosto de 2010

Desgraçadamente humanos


Somos modernos, fazemos discursos politicamente corretos, recorremos a psicólogos para resolver  nossoa angústias individuais, navegamos pelo mundo através da Web, repetimos os discursos modernosos que nos enfiam goela abaixo, defendemos florestas e o direito dos animais , mandamos e-mails lindos sobre solidariedade, amor e compaixão. Tudo lindo, limpo, escorreito. E eu vos digo: Cínicos!, somos indelevelmente cínicos, vivemos de aparência, de palavras vãs, de mentiras ditas com beleza, de discurso tão belo quanto falso.
Olhem a foto deste garoto, ela diz o que somos: miseráveis d'alma, famélicos de compaixão, contumazes mentirosos, insensíveis à verdadeira dor...milhões de nossos semelhantes, hoje, não têm sequer um pedaço de pão para mastigar. E nós com isso?!  Nada, porque somos cínicos; tudo se fossemos humanos...

Se nossa humanidade fosse digna fotos assim não existiriam e não precisaríamos de deuses para consolar nossas almas inexistentes. Se alma houver, então ajoelhemo-nos, não...não para pedir perdão a Deus...não!...peçamos perdão a este menino...perdão por nosso cinismo...perdão por nossa indiferença...perdão por nosso individualismo...perdão por sermos humanos...desgraçadamente...

3 comentários:

  1. Zé Antonio, aproveitei seu arrebatamento cheio de todas as razões do mundo para fazer coro: postei um poema, escrito há algum tempo, que trata desse tema. Infelizmente não estamos nem aí para esses problemas. Iremos a Marte, mas não encontraremos nosso semelhante nessa situação desumana. Os caminhos não se cruzam.

    ResponderExcluir
  2. Não existe perdão, Zatonio! Esta legião de famélicos será a população do sistema carcerário privado no futuro. Claro, se não morrerem antes.

    ResponderExcluir
  3. Olhe, Zatonio, tou com vc nessa. Vira e mexe toco no assunto. No facebook vejo mt mensagem linda falando de amor ao próximo, etc. Isso é direto. Um monte de gente responde, assina embaixo, aplaude. Eu já coloquei lá link de ONG's sérias, com matérias sérias na mídia, pra verem q é gente q merece ajuda. Uma delas tá à beira de fechar as portas. O trabalho de muitas ONG's é manterem as crianças a salvo. Pessoas das próprias comunidades carentes q arregaçaram as mangas e elas mesmas recolheram as crianças, oferecem um amparo enquanto os pais trabalham. As crianças recebem aulas, 3 refeições, aprendem trabalhos manuais, brincam como nos velhos tempos - pelada, queimadas, amarelinha - mas se quem tem n divide com 1 pouquinho n tem como manter essa estrutura. Vou te falar a entidade n recebeu retorno. O pessoal nem foi atrás dos links. Isso revela muita coisa. Fiquei decepcionada! Vou colocar de novo o link de uma ONG q tá na maior dificuldade. É lá no Rio, eu a descobri há quase 1 ano. Li a história, apadrinhei uma criança, apesar de que já coopero c entidades aqui da cidade há mais de 20 anos. Senti dor qdo recebi o e-mail da presidenta dizendo q já estava tentando arrumar lugar para as crianças ou devolvê-las aos pais. As pessoas precisam entender q n se faz caridade, essa palavra é horrível, a gente divide o q tem, q muitas vezes tá até sobrando. N estou me promovendo, eu já tive ajuda de entidades internacionais qdo meus pais fugiram da guerra em Angola, então sabemos o qto é importante ter um olhar amigo, irmão, parceiro sobre quem tem menos. Além do que sempre vi minha avó e minha mãe ajudando os outros, recolhendo cachorros abandonados, estrupiados... http://www.ongmundonovo.org.br/quemSomos.htm Vale a pena conhecer a história desta instituição, tá pela mídia, eu mesma escrevi sobre ela no meu blog. Só procurar no google q aparece um monte de informação. Por isso vão conhecer, vale a pena dar uma mão a esta turma.

    ResponderExcluir