7 de agosto de 2010

Floresta genealógica

Dia desses entro em um restaurante no Rio e me deparo com um velho e querido amigo dos tempos de faculdade. Fazia anos que não o via, mais de vinte, depois do longo e saudoso abraço Edgar faz questão que eu vá para sua mesa, estava com a família reunida comemorando o aniversário de seu filho mais novo, Pedro, que estava completando seis anos. Havia umas vinte pessoas na comemoração e Edgar começou a me apresentar ao pessoal. Uma confusão na minha cabeça, vou ver se consigo me faz entender.

Primeiro me apresentou Kátia, sua atual mulher e mãe do Pedro; depois Thiago, seu filho do primeiro casamento e Marina sua esposa, e filha da Kátia de outro casamento. Na verdade Edgar conheceu Kátia através do relacionamento de Thiago e Marina, que têm um casal de gêmeos, Luís e Luísa, sendo que Thiago tem um filho, Daniel, de um relacionamento anterior, o mesmo ocorre com Luísa, que tem a Mônica. Depois conheci Estela, primeira ex do Edgar, mãe do Thiago e do Paulo, filho dela com o segundo marido, que estava presente com Cristiano, seu namorado. Depois me apresentou Glória sua atual sogra acompanhada de seu marido e Antônio e Carla, irmãos de Kátia só por parte de mãe, são de dois casamentos anteriores de Estela.

Quando ia me apresentar um outro casal, puxei o Edgar de lado e pedi: faz o seguinte, só me apresenta, não explica quem é filho, neto, avô, avó, tio, ex, atual...minha cabeça já deu um nó e você está de parabéns, nesses novos tempos, onde a ecologia impera você consegui montar não uma árvore genealógica, mas uma floresta!

Edgar abriu um largo sorriso e continuou me apresentando à sua floresta genealógica, agora sem explicações. Foi uma tarde feliz e quando nos despedimos o convidei para vir almoçar comigo em Niterói qualquer dias desses. Ele a atual mulher e o filho deles, só...


4 comentários:

  1. Nada como uma reflexão zatoniana para começar o dia. É o que chamo de desvendar a graça.

    ResponderExcluir
  2. Taí um troço moderno demais. Quando alguém me diz que fulano é primo em segundo grau do cunhado da tia, eu já embaralho tudo. Não entendo árvore genealógica. Só alface. Coisa assim simplesinha!

    ResponderExcluir
  3. Uma criança, não conheço...peguei no Google, em um blog pra crianças.

    ResponderExcluir