Fui ver o jogo do Botafogo ontem no Engenhão, antes do jogo foi inaugurada uma estátua em homenagem ao grande Jairzinho, um dos maiores ídolos alvinegros. Ao vê-lo, cabelos já grisalhos uma barriguinha proeminente, minha mente voltou quarenta e dois anos atrás, quando fui pela primeira vez ao Maracanã, final do Campeonato Carioca de 1968, Botafogo e Vasco. Demos quatro tamancadas nos pobres lusos: 4 x 0. Cao, Moreira, Leonidas, Zé Carlos e Valtencir, Carlos Roberto e Gérson, Rogério, Roberto, Jairzinho e Paulo César. Um time inesquecível!
Vendo a homenagem, comecei a divagar sobre o Botafogo e suas esquisitices. Nélson Rodrigues, Tricolor doente, dizia que o Botafogo é o time mais calabrês do futebol brasileiro. E seus torcedores diferentes dos demais: somos místicos, sofremos de mania de perseguição( justa, justíssima!), trágicos, inconstantes, nostálgicos, superticiosos; mas somos também, orgulhosos, um tanto quanto cínicos, briguentos, insurpotáveis e adoramos ser do contra.
Para quem gosta de futebol tem um livro excelente: Footballmania( Uma História Social do Futebol no Rio de Janeiro, 1902-1938, Leonardo Affonso de Miranda Pereira, Nova Fronteira), ele reconstroi a época com maestria e diz que a primeira vez que se viu torcedores chorando em jogos de futebol no Rio, foi numa derrota do Botafogo, em 1908. Tá vendo! Os ladrões de preto já nos roubam há mais de um século!
Ah, e somos mais criativos e inteligentes, vejam só: nosso maior jogador foi Garrincha...A alegria do povo. Lindo, não?! O do pessoal lá da Gávea( pobre Gávea, um bairro tão bonito), foi Zico...O galinho de Quintino. Sem comentários, por desnecessários.
E as musiquinhas; eles lá da Gávea: Tu és time de tradição/ raça/ amor/ e paixão...bem, em verdade estão melhorando, já conseguem rimar ÃO com ÃO. Tá bão!
Vejam a diferença: E ninguém cala/ esse nosso amor/ e é por isso/ que eu canto assim/ é por ti Fogo...
Melhor parar por aqui, vou sofrer retaliações deles, principalmente vindas de Brasília...

Acho melhor nem comentar... sou mal-criada, né? Porém como a RAÇA está comigo, não vou me furtar a fazer uma única pergunta: Vc foi ao jogo, viu a bela e merecida homenagem ao Jairzinho, o Botafogo ganhou do Avaí, subiu na tabela, vc ficou feliz pacas e ao invés de pensar na "grandeza" do seu timeco de m... vai escrever sobre o MENGÃO? Só pode ser por puro AMOR!!! Assume, meu querido, que dentro desse teu peito mora um pkno urubuzinho, prestes a alçar vôo... ninguém vai te criticar... sai do armário Zé, saia do lado negro da força.... Venha para a luz pequeno Zé....Vem ser feliz, tira essa inveja tão pesada das costas... LIBERTE-SE!!!
ResponderExcluirONDE ESTÁ A FOFA AGORA????KKKKKKKKKKKKKKKKKK
Veio rápido...hihihi...
ResponderExcluirFico com os meus 3 a zero nos bambis, eita domingão!
ResponderExcluir