10 de novembro de 2010

Uma excelente notícia e uma péssima

Como estou sem assunto vou falar mal da Rede Globo, que agora resolveu fazer campanha contra o Enem; aí me deparo, claro que não no Globo, com a seguinte notícia: jovens da classe C, D e E, são hoje 73,7 % dos alunos nas faculdades brasileiras( O Dia), de 2002 a 2009 o número de estudantes universitários aumentou 57%, de 3,6 milhões para 5,8 milhões, um aumento de 57%. Na Rede Globo, necas de pitibiribas!, só manchete esculachando o Enem.
Houve falhas, sim houve, mas que se as corrijam e não tentar desmoralizar o programa como vem fazendo a insuspeita Globo.
Lembro-me de uma entrevista do Millôr Fernandes, anos atrás, perguntaram-lhe o que era socialismo, resposta: " Socialismo é acesso!", ou seja, é obrigação do Estado permitir que o povo tenha oportunidade de melhorar sua vida, com educação, saúde e outras coisas que são obrigações constitucionais do Estado, não é favor, é obrigação. Depois que os mais inteligentes e esforçadas cheguem na frente, mas na partida tem de haver igualdade de condições. A situação é tão gritante que não conheço um único funcionário público que tenha um cargo de razoável para cima, cujos filhos estudem em colégios públicos. Criamos um círculo vicioso, os filhos da classe média fazem ensino fundamental e médio em escolas particulares, depois ocupam quase todas as vagas nas universidades federais. O governo Lula conseguiu romper com esse absurdo.
Ainda há um longo caminho a percorrer mas, quando nada, um governo com um mínimo de preocupação social, mostrou que é possível reverter tal quadro de injustiça. Aos que acham que isso é coisa de comunistas comedores de criancinhas, sugiro que vejam uma entrevista de Roberto Magalhães, ex-presidente da Phillips do Brasil, que ao se aposentar voltou para sua terra- Recife- e faz um brilhante trabalho educacional por lá. Vi a entrevista há tempos, mas procurem no Google que encontrarão. O homem nos dá uma lição de vida e esperança.

Quero dizer que, com todos os erros cometidos, um governo que não veja questão social com caso de polícia, pode mudar a cara do país para melhor.

Para terminar: ontem o governo injetou R$ 2,5 bilhões de reais para não deixar o Banco PanAmericano quebrar, o Bolsa- Família custa cerca de R $ 10 Bilhões, cadê a turma  que acha que tirar milhões de pessoas da miséria com uma ninharia- o governo arrecada mais de Um Trilhão de Reais em impostos por ano, que não protesta quando nosso dinheiro serve para salvar banqueiros, que é o melhor negócio do Brasil, cobram juros estratosféricos e quando quebram( ainda conseguem!) o governo vai e banca o rombo. Melhor que vender droga: é legal e não tem riscos.

Viram, eu falo mal do governo também, nem vou falar nos tais " cargos de confiança", não quero me irritar, hoje tem jogo do Botafogo e vou deixar para me irritar a noite.


Jovem universitário
                                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário