7 de dezembro de 2010

A Folha falha e censura a Falha

A poderosa Folha de São Paulo, maior jornal do país- maior em tamanho, não em isenção e dignidade- está processando um blog, o Falha de São Paulo, alegando uso indevido da marca. Uma atitude solerte e lamentável, mas que vem demonstrar claramente como a grande mídia- Folha, Estadão, Organizações Globo, Abril( Veja)- andam querendo de todas às formas arrumar uma maneira de censurar a internet, que com sua " anarquia", bagunçou o coreto deles e tirou-lhes o poder de manipular a opinião pública como bem entedessem. Fizeram uma campanha pró-Serra vergonhosa nas últimas eleições presidenciais, perderam; muito devido à participação dos internautas que denunciavam suas falcatruas, como a grotesca montagem que a Globo fez , querendo transformar uma bolinha de papel que atingiu o Serra numa bala de canhão. Em minutos a farsa foi desmontada na internet e o feitiço virou-se contra o feiticeiro.

Arrotam serem defensores da liberdade, e o são, mas só a deles; a campanha que fizeram contra a candidatura da Dilma foi, no mínimo, abjeta!, instigando ódios e preconceitos e em nenhum momento foram censurados ou processados. Agora querem tirar do ar um simples blog que faz paródia de suas ridículas mazelas. Já passou da hora de o Estado- não o governo-, fazer uma ampla discussão sobre o controle que quatro ou cinco famílias exercem sobre os meios de comunicação, em nenhum lugar do mundo isso acontece como no Brasil, é preciso dar um basta nessa gente. Antes que venham com discursinhos babacas que estou defendendo medidas autoritárias, gostaria de lembrar que a BBC, sem dúvida a mais conceituada das redes de TV do mundo é estatal e na França, todos as grandes redes, exceto uma, pertencem ao Estado, vejam bem: ao ESTADO e não a governos específicos, são independentes deles.

Mas vem cá, São Paulo, nome de santo, de time, de estado e de município, não deveria ser de domínio público? Ou será que teremos de pedir à Folha ou ao Estadão para usarmos o nome do santo até para rezar em seu louvor? Com a palavra o Vaticano, a OAB, a ABI e quem mais possa me responder à pergunta!

                                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário