5 de janeiro de 2011

Uma discussão mais que necessária

O novo ministro da justiça José Eduardo Cardozo Cardoso , se posicionou favoravelmente ao debate pela sociedade da descriminalização do uso de drogas, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso também se mostra favorável ao projeto. É um assunto espinhoso e eivado de preconceitos e interesses, mas já passou da hora de discurtimos uma nova postura frente ao problema, já que o modelo atual- baseado em repressão- se mostra falido.


Só gostaria de lembrar aos hipócritas de plantão que o álcool é, longe, a droga mais consumida no país- temos cerca de 17 milhões de alcoólatras- e a que causa mais danos sociais, e é legal! , além de ter seu consumo incentivado pela poderosa indústria que a cerca. As vítimas do alcoolismo não são apenas os dependentes, mas milhões de pessoas, além dos familiares, mais de 60% dos acidentes de trânsito são provocados por consumo excessivo de álcool; a mesma proporção se verifica nas agressões- e por vezes morte- de mulheres, além de uma gama de outros crimes e mazelas. Sem falar que boa parte dos dependentes de outras drogas, em sua grande maioria, se iniciam no álcool e, quase sempre, não o deixam, apenas acrescentam as outras.


Veio em boa hora a proposta do ministro, que discutamos exaustivamente  a questão, sem preconceitos, procurando manter a mente aberta, ouvindo os prós e os contras para chegarmos a um denominador comum. Só repressão não resolve problema social algum. Geralmente os agrava, até que venham a explodir mais dia menos dia.


Parabéns ministro, por sua atitude, é discutindo com a sociedade que soluções mais democráticas são encontradas. Ditaduras não resolvem problemas, apenas os postergam, impondo a visão de mundo de uma minoria  sobre a população, além de torturar e matar os que discordam de suas imposições.


                                                                    

2 comentários:

  1. Caro Zatonio, excelente postagem ! Parabéns ! Vou telefonar para você amanhã! Peço~lhe desculpas por responder-lhe um pouco atrasado. Saudações Alvinegras !!! Maurício Porto.

    ResponderExcluir
  2. O álcool é um problema sério que deve ser amenizado... tanta gente precisando de ajuda!

    Uma ótima quinta, Zatônio...

    Beijinho de Luz!

    ResponderExcluir