22 de outubro de 2011

É o Poder Judiciário, estúpido!


Coloca-se a culpa da corrupção quase que única e exclusivamente na classe política enquanto o maior responsável por ela passa incólume nas críticas: o Poder Judiciário.
Nossa Justiça é lenta, cara, burocrática, personalista e autoritária, sua estrutura secular é feita para punir pobres e criminosos das classes subalternas, além de proporcionar mordomias vergonhosas aos seus "príncipes". Corrupção existe em qualquer lugar do mundo, mas certos países aprenderam que a melhor forma de combatê-la é punindo os corruptos e os corruptores. Simples assim.
Aqui o que vemos? Uma Justiça morosa, leniente e não interessada em punir os que assaltam os cofres do Estado.
Crimes contra o patrimônio público, quaisquer que sejam, deveriam ter prazos rigorosos  para serem julgados, afetam a todos, mas aqui levam anos e anos rolando em tribunais que permitem mais recursos e filigranas jurídicas que possam ter o mais moderno computador. No fim alguns advogados enriquecem, o dinheiro roubado não é devolvido e os culpados ficam impunes.
Vejam o caso do banqueiro Salvatore Cacciola, o único que cumpre pena, por ter comprado dólar abaixo do valor em manobra do Banco Central- ora, ele não era presidente nem diretor do banco. Por que os outros que participaram da falcatrua, tão ou mais culpados que ele estão soltos? Mistério...
Ou o ex-ministro do STJ, Paulo Medina, corrupto comprovado, que como "punição" foi aposentado recebendo seus polpudos proventos. Isto é um acinte à sociedade!
Ou reformamos o Judiciário, com coragem de enfrentar o poderoso espírito corporativo lá existente ou ficaremos descarregando nossas energias no lugar errado.
Coloquem uma meia dúzia de corruptos e corruptores na cadeia e a corrupção voltará para patamares aceitáveis.
Primeiro de tudo é acabar com esta excrescência autoritária e absurda da tal prisão especial para portadores de diploma universitário, um verdadeiro estupro à Constituição que diz que todos são iguais perante à lei. Como iguais com um absurdo deste a nos enxovalhar de vergonha?
Ou democratizamos a Justiça ou vamos ficar eternamente sustentando uma oligarquia corrupta e perdulária que se apossa de boa parte do que pagamos de impostos e nos devolvem migalhas do que nos tomam como se fosse um grande favor.
É por causa da impunidade proporcionada por nossa ( in ) Justiça que cada vez mais bandidos procuram cargos eletivos.

4 comentários:

  1. Sem tirar, nem pôr: é isso aí!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, e quem se importa?

    ResponderExcluir
  3. O Pior é que o buraco é mais em baixo...??? Mas isso eu falo utra hora.
    Abração, Zatonio!

    ResponderExcluir
  4. Fala Meirelles, se quiser me envia um post, eu publico. Abraço!

    ResponderExcluir