15 de outubro de 2011

Fiquei com saudade de meu tempo de esbórnia


Fui almoçar em um tradicional restaurante aqui de Niterói e pude ver os contrastes de nosso país.
O restaurante, Gruta de Santo Antônio, se situa em um bairro de classe média baixa, o que já é um contraste pois sua clientela é formada por pessoas de classes mais abastadas- a especialidade é bacalhau.
Estranhei pois foi ampliado e está muito mais luxuoso e bem decorado, a comida continua excelente, tudo na mais perfeita ordem, ai resolvo ir ao banheiro e me deparo com uma foto de Fernando Pessoa indicando o banheiro dos homens. Pobre Fernando, de poeta maior da "última flor do Lácio" a porteiro de banheiro de restaurante de classe média na Ponta da Areia em Niterói. Ele não merece tamanha homenagem. Saco!
Quando saio uma garoazinha  cai inconsequente e no boteco da esquina- boteco mesmo, pé-sujo-, um grupo de uns oito pinguços: alguns cantando, outros dançando no meio da rua, tudo no ritmo dos The Fevers tocando alto na aparelhagem de som. Detalhe: com acompanhamento em ritmo de samba de um chocalho, um pandeiro e um tamborim, tocados por três dos alegres bêbados que compunham a impagável trupe.
Ai...ai...me deu saudade de meus tempos de esbórnia.

2 comentários:

  1. Esse é o Brasil: os contrastantes convivendo numa boa. Até o pop-rock dos Fevers com o samba atrapalhado dos pinguços. Na Alemanha, isto é incompreensível. Ainda bem!

    ResponderExcluir