23 de março de 2012

Chico Anísio e o direito de morrer em paz

Ando acompanhando o sofrimento do grande Chico Anísio, ídolo da vida inteira, e me lembro do sofrimento de minha mãe em uma CTI no último mês de sua vida. Precisamos urgentemente rever a ética que envolve  a questão da morte. O direito de morrer tem de ser legalizado. O  Estado é laico e não pode se pautar por padrões religiosos e sobre minha vida ou minha morte tenho de ser livre para escolher os caminhos que quero seguir.
O que não dá para aceitar é ver pessoas em um sofrimento sem fim para poderem chegar ao fim. Ronald Dworkin, filósofo do Direito, define assim a questão: "Levar alguém a morrer de uma maneira que outros aprovam, mas que para ele representa uma terrível contradição de sua própria vida, é uma devastadora e odiosa forma de tirania".
Vejam o o caso do Chico, o mais genial de nossos humoristas, um homem que passou a vida nos fazendo rir, será que ele não tem o, este sim sagrado, direito de morrer dignamente? Ele não está mais lutando pela vida, estão o mantendo vivo, prolongando seu sofrimento até o fim inevitável. Destino de todos nós.
O direito de morrer deve ser tão sagrado como o direito de viver. Que os religiosos sigam os dogmas de suas religiões, direito deles, mas não imponham aos outros sua maneira de viver e morrer. E que os médicos não se arvorem em deuses aumentando o sofrimento de pacientes desenganados, que lhes deem conforto e paz para partirem sem sofrimento. Sem falar na indústria de postergação da morte que vemos hoje. Um dia  a mais sofrendo em um CTI é uma grande fonte de lucros pra certos médicos-empresários. Vampiros!
O Chico, por toda a alegria que nos proporcionou, definitivamente, não merecia passar o que está passando.

2 comentários:

  1. Tem muito tempo que não passo por aqui. Estava com saudade!
    Bom, quanto ao Chico. Enfim, ele se foi! Que encontre seu caminho, se houver um.

    Quanto ao direito de morrer...

    "Aplicarei os regimes para O BEM DO DOENTE segundo o meu poder e entendimento, NUNCA PARA CAUSAR DANO OU MAL a alguém. [...] Em toda a casa, aí entrarei para o BEM DOS DOENTES, mantendo-me longe de todo DANO VOLUNTÁRIO [...]" Juramento de Hipócrates
    "A SAÚDE dos meus pacientes será a minha primeira preocupação.[...] NÃO PERMITIREI que concepções religiosas, nacionais, raciais, partidárias ou sociais intervenham entre meu dever e meus pacientes." Declaração de Genebra (texto do Juramento atualizado)

    O juramento é pelo prolongamento da vida e não da dor!!!

    Acho que muitas pessoas deveriam ler o que vc escreveu!!!

    BJos.
    MarGGa

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita e pelo belíssimo comentário. Beijo!

    ResponderExcluir