11 de março de 2012

Dona Marta Suplicy:"Empoderamento" é o cacete!

Estava aqui navegando placidamente nas águas tranquilas da internet quando me deparo com um artigo da senadora Marta Suplicy onde ela usa o termo "empoderamento":
EMPODERAMENTO DAS MULHERES PODE MUDAR ESCOLHAS POLÍTICAS E AMPLIAR REPRESENTATIVIDADE DE INSTITUIÇÕES
Fui no Houaiss saber o que significava o palavrão, não existe, tentei "empoderar", necas de pitiribas; fui fazer uma visita ao Aurélio, o tio do Chico Buarque, ele também desconhece o impropério. Acho que d. Marta quis dizer "dar poder" ou " o aumento de poder das mulheres" e inventou o esdrúxulo termo.
A senhora, d. Marta, deveria se "empoderar" de um pai dos burros, asnos, jumentos e assemelhados quando for escrever um artigo para não me irritar com mais nenhum "empoderamento". Se ainda tivesse criado uma palavra bonita a gente até perdoava...mas... "empoderamento"...é o cacete!
Bem, vou "empoderar-me" em meu berço para ver se o imponderável sono aparece e eu me "empodere" nele. . Saco! Empoderado!

O "empoderado" artigo de d. Marta, que não é a mesma d. Marta que dá nome a um morro no Rio, está no Brasil 247

4 comentários:

  1. Todo partido forte que se perpetua no poder quer até mexer com a língua. Mussolini, por exemplo, proibiui o uso lei e lui, de caráter popular. O que só deu força aos dois. Stalin entrou até pela crítica literária, em que procurou estabelecer regras de apreciação de obras. No Brasil, o PT se notabiliza por ter muitos falantes linguinhas (linguinha é sempre PT); alterações na sintaxe da frase (por exemplo: "Eu diria de que nunca antes...); e agora com a criação de neologismos. O PT, daqui a pouco mais, vai editar cartilha própria. Está se empoderando para isso!

    ResponderExcluir
  2. Mestres, me perdoe o neologismo, mas empoderar é "feiologismo!"Brilhante seu comentário.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo3/11/2012

    Este termo é utilizado há muito tempo. Nada tem a ver com partido ou com esta ou aquela pessoa.
    Menos né gente!
    Quantas palavras são de fato, brasileiras?

    Quantas palavras vcs utilizam no seu vocabulário diário que foram abrasileiradas? Nelba

    ResponderExcluir
  4. Então tá, Nelba, empoderemo-nos todos. Abraço!

    ResponderExcluir