3 de abril de 2012

Ivo, o iconoclasta I

 O Grito-Edvar Munchen
A partir de hoje, até não sei quando, todos os dias teremos um comentário de Ivo, o iconoclasta, como ele se autodenomina. Ivo é um leitor voraz, boêmio contumaz e autodidata.
Vamos dividir as opiniões de Ivo por assuntos e hoje ele nos falará sobre religião:
"Temos diversas religiões no mundo, cada qual com seu Deus, ou deuses e dogmas, o que prova que são apenas criações do espírito humano em busca de explicação para o sentido da vida. O homem, por medo da morte, precisa ser consolado, somos frágeis e medrosos perante à finitude individual, nosso ego não suporta a impotência de sabermos que somos mortais, então criamos "Paraísos Imaginários", eternidades perfeitas para nos consolar e nos dar um Norte de esperança na morte. Em verdade nós, a humanidade, somos uma mistura de prepotência e medo. E as religiões lidam com isso, nos submetem a um poder superior e nos consolam diante de nosso finitude nos prometendo a eternidade, afagando nossa arrogância.
Eu, quando morrer, quero ser enterrado e que conste em minha lápide o seguinte epitáfio: Aqui jaz um morto, mas não precisam me lembrar!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário