25 de abril de 2012

Leonardo Boff quer criar a mente sustentável

Gestão da mente sustentável: Para que exista  um desenvolvimento sustentável importa previamente construir  novo design mental, chamado por seu formulador, o Prof. Evandro Vieira Ouriques, da Escola de Comunicação do Universidade Federal do Rio de Janeiro, de gestão da mente sustentável. Tenta resgatar o valor da razão sensível pela qual o ser humano se  sente parte da natureza, se impõe um autocontrole para superar a compulsão ao produtivismo e ao consumismo. Visa a um desenvolvimento integral e não só econômico, o que envolve dimensões do humano. É um avanço inegável. Melhor seria se entendesse Terra-Humanidade-Desenvolvimento como um único e grande sistema interconectado, fundando um novo paradigma. 
Este troço aí em cima é uma parágrafo de um artigo de Leonardo Boff, o padre Marcelo Rossi das esquerdas, que agora, segundo sua própria definição é ecoteólogo ( aqui ), seja lá o que isso for.
Eu, como sou burrinho, gostaria de saber quem vai ser o artista que vai criar o novo design de nossa mente, aliás, deveriam sugerir logo que o governo criasse o Ministério da Mente Sustentável.
Nem George Orwell, em 1984, imaginou tamanha estultice, e olha que ditaduras imaginam cada uma...Saco!


O artigo completo está aqui Jornal do Brasil

2 comentários: