8 de junho de 2012

Botafogo: que tal um eletricista no lugar da psicóloga?

Eu suspeito que este atual elenco do Botafogo não precisa da tal psicóloga que anda por lá. Melhor seria contratarmos um eletricista. E vos explico o motivo: o time sofre de apagão na hora de decidir, foi assim na reta final tanto do Brasileirão de 2010 quanto no de 2011, quando tínhamos, ao menos, uma vaga na Libertadores praticamente garantida e na reta final veio o maldito apagão e entregamos o ouro.
O mesmo este ano no Campeonato Carioca e na Copa do Brasil: a equipe  vinha invicta até chegar a hora de decidir, aí foi o que se viu: apagão no primeiro jogo da decisão do Carioca contra o Fluminense, um humilhante 4 x 1 e entregamos o título; três dias depois outra humilhação: outro apagão contra o Vitória da Bahia em pleno Engenhão e entregamos a vaga nas quartas-de-final da Copa do Brasil. Vem o Brasileirão, começamos com duas boas vitórias contra São Paulo e Coritiba, quando a torcida começa a se recuperar dos traumas, mais um vexame: ontem, vencíamos o mais fraco time do Cruzeiro dos últimos anos por 2 x 0 até os 28m do segundo-tempo, vitória garantida e liderança na mão. Ledo engano, o tal apagão deu o ar da graça novamente, levamos 3 gols em 6m e, mais uma vez, entregamos a rapadura.
Aos fatos:
A atual diretoria do Botafogo vem fazendo um excelente trabalho de  recuperação do clube, isto é fato e tem de ser reconhecido. Mas comete, a meu ver, alguns erros crassos no futebol: depois do desastre com Caio Júnior, ano passado, contratou um técnico, Osvaldo Oliveira, que é um homem honrado e honesto, mas com o mesmo perfil do Caio Júnior, educado, fala com fluência, arruma desculpas  pra tudo e mexe muito mal no time. Em minha modesta opinião o Botafogo precisa de um treinador com outro tipo de personalidade: alguém tipo Abel Braga; Felipão ou Vanderlei Luxemburgo.
Temos alguns jogadores que jogam muito menos que nós achamos e eles mesmos acham que jogam, exemplos: Marcelo Mattos, Maicosuel e Elkson.
Me desculpem os que gostam dele, mas Herrera não pode ser titular em um time que queira ser campeão. É até útil, mas no banco.
Se não contratarmos 3 ou 4 bons jogadores- se for pra pegar refugo de outros clubes é preferível ficar com os meninos da base-, vamos ficar entre o sexto e o décimo lugar no Brasileirão. Como nos últimos anos.
Este elenco, infelizmente, está marcando o Botafogo como um clube perdedor, que amarela na hora de decidir. Este fato, com o passar do tempo, tem um efeito devastador na autoestima da torcida e do próprio clube É um estigma difícil de ser apagado.
Por fim, reafirmando o que escrevi no início: talvez seja de bom alvitre contratar um eletricista para o lugar da tal psicóloga que temos em General Severiano. De apagão eles entendem. Saco!

2 comentários:

  1. Meu amigo Barão, respeitando obviamente a sua opinião, pela primeira vez discordo radicalmente de si: esta diretoria fará o caixão do Botafogo, cujo futuro será uma dívida monstruosa, impagável e que nos arrastará para a pequenez dos ex-grandes clubes. Um presidente de um clube conhecido pelo seu futebol que publicamente afirma que se dedica ao futsal, ao futebol de praia e ao remo deixando o futebol nas mãos de André Silva e Anderson Barros, não pode ser corolário de uma boa diretoria. Considero uma diretoria ao nível das de Borer, Rolim e Palmeiro. Que entregou o futebol aos empresários 'amigos' de Anderson Barros.

    Abraços Gloriosos!

    ResponderExcluir
  2. Rui, respeito e admiro demais sua dedicação e amor e amor pelo Botafogo, mas acho que a diretoria vem fazendo um bom trabalho no soerguimento do clube. Quanto à dívida, o Botafogo foi o único clube que corrigiu a sua para valores atualizadas, por isto, aparentemente, aumentou. Acho que claudicam no futebol, e não temos força política nas federações.
    No mais, um grande abraço de quem te admira!

    ResponderExcluir