6 de julho de 2012

Balaio da Gata: "CORES DE FRIDA KAHLO,CORES..."

     Hoje, se a pintora mexicana Frida Kahlo estivesse viva completaria 107 anos. Mulher intensa, passional, muito a frente do seu tempo. Apesar de ter morrido aos 47 anos e a dor e o sofrimento terem pontuado a sua vida, Frida magistralmente conseguia transformar toda a sua angústia em arte. Levava às telas, todas as cores que porventura não encontrava em sua realidade. Numa certa ocasião, Kahlo recebeu a incumbência do governo mexicano de retratar cinco mulheres mexicanas importantes na história e disse: ''Querem que eu retrate cinco mulheres mexicanas importantes em nossa história; faço pesquisas para saber que tipo de baratas foram essas heroínas, que tipo de psicologia era o seu fardo, a fim de, ao pintá-las, as pessoas possam diferenciá-las das mulheres comuns e vulgares do México, as quais, para mim, são mais interessantes e poderosas do que as damas mencionadas.'' 
    Assim era Frida, sabia que poderia alçar voo e não aceitava nada menos como limite. A mulher se foi mas o mito e sua grandiosa obra ficaram. Cores de Frida Kahlo, cores...  (Clara Gurgel)
"Pintar completou a minha vida. Perdi três filhos e uma série de outras coisas, que teriam preenchido minha vida pavorosa. Minha pintura tomou o lugar de tudo isso. Creio que trabalhar é o melhor"   

3 comentários:

  1. Anônimo7/06/2012

    É, disse muito bem, mulher intensa muito a frente de seu tempo.Clara gosto muito do que escreve.Muito bem lembrado!!1

    ResponderExcluir
  2. Obrigada...quando penso que há cinquenta anos as mulheres casadas ainda tinham que pedir autorização aos maridos para viajar e trabalhar, minha admiração por mulheres como Frida Kahlo aumenta mais ainda. Que bom que vc gostou! Venha sempre que quiser mexer no meu Balaio.
    Zatinho?? Já te falei hoje que vc é um fofo?! Não? Também, tu tava lá agarrando o negão do Seedorf,né?! Se bem que nas fotos vi mesmo foi vc abraçado com a bonitona da Teka (hahaha) Tá certo! Beijo!

    ResponderExcluir