30 de janeiro de 2013

Ou pune-se os agentes do Estado ou tragédias como a de Santa Maria vão se repetir

Impunidade dos agentes públicos- Interrogações
Charge de Iotti
Quando ocorrem tragédias como a de Santa Maria procuram-se culpados por todos os lados, políticos apressam-se em fazer declarações demagógicas ( O da vez foi o presidente de Câmara dos Deputados, Marco Maia ( PT-RS) que quer novas leis para a questão. Esqueceu de dizer que vai sair do cargo em dias e de pedir o cumprimento das leis atuais, que por si só já impediriam a tragédia no Sul. Pura demagogia barata. ), só não olham para os principais responsáveis por tragédias do tipo: os próprios agentes públicos, que por omissão, corrupção e outros fatores, facilitam a ocorrência dos sinistros.
Vou citar, pela milésima vez, o caso dos bondinhos de Santa Teresa, cujo descarrilhamento assassinou seis pessoas...Sim, assassinou! Como assim? Simples: haviam laudos informando sobre o estado precário do serviço, que é um dos cartões postais do Rio, e nada foi feito pelas autoridades responsáveis. Isso não é acidente- acidentes ocorrem quando tudo está funcionando normalmente e ocorre um imprevisto, quase sempre por falha humana. É assassinato!
Se o Brasil fosse um país mais ou menos sério, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e seu secretário de Transportes, Júlio Lopes, estariam fora de seus cargos e respondendo processo na Justiça. Se fosse sério, estariam na cadeia. Como não é nem uma coisa nem outra, continuam, placidamente, em seus cargos, como se nada tivesse acontecido.
Os estudantes de Santa Maria, ontem, fizeram uma manifestação cobrando a punição dos maiores responsáveis pela tragédia: os agentes do Poder Público. Pode ser o início de uma grande reviravolta na impunidade que grassa pela Nação. Aguardemos o desenrolar dos fatos, mas a perda de mais de duas centenas de jovens não pode cair no esquecimento de processos que levam décadas para chegarem ao fim. Cabe à sociedade cobrar celeridade da Justiça e que esta faça o que seu nome sugere: justiça!

2 comentários:

  1. Anônimo1/30/2013

    Pena que seus erros de português são tão toscos que ferem os olhos. No mais, gostei dos seus escritos. Parabéns pela diversidade de assuntos. [ ]s Geraldo Coutinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, e pode me ajudar a corrigir os erros indicando-os? Os do texto acima, para começar.

      Excluir