26 de fevereiro de 2013

Lugar de lixo é onde?


Onde botar o lixo?
Lugar de lixo é onde?

Parece que agora virou moda em alguns meios de comunicação de massa, a aparição de atrizes e atores lindos de morrer ensinando-nos o que fazer com nosso lixo. É um tal de, "use menos sacolas plásticas"; "recicle papéis e jornais", "lugar de lixo é no lixo" ... Tudo muito lindo e ecologicamente correto.

Esquecem-se, porém, de explicar uma parte importantíssima da "equação consciência". Se não usar sacolas de plástico, o que faço com meu lixo? Jogo no vaso sanitário? Se a ideia é colocá-lo em sacos de papel, onde consegui-los de maneira simples e gratuita, como as danadas das sacolas plásticas? Depois de recolhê-lo, sempre civilizadamente, onde deixá-lo?

Tive a oportunidade de morar em um país onde ficava quase impossível não ser civilizado, o Canadá. As sacolas que recebíamos quando íamos às compras, eram de papel. Recebíamos do governo, recipientes para colocarmos o lixo dentro de casa: o verde para os orgânicos e o preto para os recicláveis. Tínhamos à porta de nossas casas, recipientes coletivos para depositar nosso lixo diariamente. Esse, por sua vez, era recolhido duas vezes por semana por caminhões especiais. Automaticamente, e sem nenhuma atriz linda pedindo, o povo seguia sua rotina.

Infelizmente, essas campanhas tapa-buraco do governo que chegam às nossas casas, imagino que com o único intuito de fazer com que nos sintamos culpados, são totalmente ridículas e burras. O buraco é muito mais embaixo. Antes de invadirem nossas casas reduzindo-nos a cidadãos de segunda classe, que façam eles o seu dever de casa! Que tal começar recolhendo o lixo a céu aberto dos lugares onde o inglês não irá ver? A Baixada Fluminense, o Nordeste, os guetos e favelas de nosso país lindo, mas um tanto quanto "sujinho" agradeceriam.

E por favor, parem de invadir o meu café da manhã com populismos indecentes e pedidos impossíveis de serem atendidos! Respondam apenas a uma pequena pergunta: lugar de lixo é onde mesmo?


Silvia Britto                                Verão de 2013


Nenhum comentário:

Postar um comentário