23 de fevereiro de 2013

Por que a Globo não transmite os jogos do Botafogo?

Botafogo e a Rede Globo- Interrogações
Diretoria e torcedores do Botafogo andam revoltados com a Rede Globo, que não transmitiu um único jogo do clube na Taça Guanabara.
Algumas questões precisam ser discutidas por nós, botafoguenses, antes de sair acusando a Globo de prejudicar o Botafogo.
A Globo tem um negócio nas mãos que é movido por audiência. Quanto mais pessoas assistem, mais alto se cobra dos anunciantes. Certo?  Parece- me que sim.
Quem se interessa em ver jogos de um clube que há décadas só entra nos campeonatos para participar e não para disputar o título? Só os torcedores mais fanáticos, em geral os mesmos que protestam contra a Globo.
Peguemos o exemplo do Fluminense, que nos últimos anos ganhou uma Copa do Brasil, 2 campeonatos brasileiros e está sempre disputando a Libertadores. Seus jogos são transmitidos pela Globo, pois desperta interesse até nos rivais. O Tricolor, segundo todas as pesquisas feitas nos últimos anos, tem uma torcida menor- pouco menor, mas ainda menor- que a do Botafogo em todo o Brasil.
 O Botafogo está virando, vou repetir pela centésima vez, um clube "bonzinho e simpático". O mais claro sintoma de decadência de um clube de futebol. Clube grande tem de ser "odiado" por seus adversários, que vão assistir os jogos para torcer contra e aumentam a audiência. O que ocorre com o Fluminense hoje.
Não gosto do monopólio que a Globo exerce em nosso futebol, mas o culpado pela atual situação do Botafogo é o próprio clube e as administrações desastrosas que passaram pelo Alvinegro.
Na era dos pontos corridos, que se iniciou em 2003, nossa melhor colocação foi um mísero 6º lugar em 2010. Na Copa do Brasil, que começou em 1989, só chegamos à final uma única vez. Somos, hoje, o 13º colocado no ranking da CBF, atrás até do Atlético Paranaense. Quem, repito, a não ser os torcedores mais fanáticos, vai perder seu tempo em ver jogos de um clube que se contenta em ser apenas figurante nos campeonatos? Muito poucos.
Culpar os outros por nossos problemas e não assumir os próprios erros nunca resolveu problema algum. Ou o Botafogo muda, com a união de grandes botafoguenses, ou jamais voltará a ser o grande clube que um dia foi. E a culpa não é da Globo. É nossa.
Vejam o ridículo que estamos passando com a situação desse Rafael Marques e entenderão um pouco mais o que escrevi acima. Viramos piada. Se fizer gol vão rir de nós, não fazendo vão continuar rindo.

2 comentários: