20 de março de 2013

Paixões de minha infância

Paixões de minha infância- Interrogações
Esquadrão do Americano de São José do Calçado

A foto é da equipe do Americano Atlético Clube, de São José do Calçado ( ES ), cidade onde nasci. Foi minha primeira paixão futebolística, o azul e branco; ao lado do Botafogo, que acompanhava pelo rádio.
Com a chegada da televisão o futebol no interior praticamente acabou. Antes, lá pelos meados da década de sessenta do século passado ( quando a foto deve ter sido tirada ), era uma grande festa os clássicos memoráveis com nosso rival Motorista, o outro time da cidade. Sem falar nos campeonatos entre as cidades próximas: Bom Jesus do Itabapoana e do Norte, Apiacá, Guaçuí, Alegre, Mimoso do Sul, Muqui, Castelo... Era um sufoco jogar "no prego" dos adversários como se dizia à época, e não poucas vezes os visitantes saiam corridos de uma cidade. Todos abaixados sobre a carroceria do caminhão que fazia o transporte das equipes. E fugindo sob uma saraivada de "mamuchas" de laranja que eram disparadas contra os "inimigos" pela molecada.
Ainda me lembro de parte do Hino do Americano: Americano é o  maior/ Que coisa louca/ Que coisa rara/ Americano não respeita a cara.
Bons e saudosos tempos. Mas, como dizia João Saldanha, vida que segue... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário