17 de junho de 2014

Garrincha por Carlos Drummond de Andrade

Garrincha por Carlos Drummond de Andrade

"Se há um Deus que regula o futebol, esse Deus é sobretudo irônico e farsante, e Garrincha foi um de seus delegados incumbidos de zombar de tudo e de todos, nos estádios. Mas, como é também um Deus cruel, tirou do estonteante Garrincha a faculdade de perceber sua condição de agente divino. Foi um pobre e pequeno mortal que ajudou um país inteiro a sublimar suas tristezas. O pior é que as tristezas voltam, e não há outro Garrincha disponível. Precisa-se de um novo, que nos alimente o sonho.

— Carlos Drummond de Andrade

Pode haver algo mais belo para um homem que ser chamado de A Alegria do Povo?

Hoje, 17 /06/2015, está fazendo 52 anos que o Brasil conquistou o bicampeonato mundial de futebol, no Chile. Garrincha, que jogou por ele e por Pelé, que se contundiu logo no início da competição, foi o maior responsável pela conquista de uma equipe que contava com 4 companheiros seus de Botafogo no time titular- Nilton Santos, Didi, Amarildo e Zagalo. Fato inédito na História do futebol brasileiro. 
Garrincha é, ainda hoje, o jogador mais querido na memória afetiva do povo brasileiro. Mais até que Pelé. Obrigado, seu Mané, por tanta alegria.

4 comentários:

  1. Anônimo9/18/2014

    Os craques se interagem. Os gênios se completam . Garrincha e Carlos Drummond de Andrade, Um com a bola nos pés- inesquecível , o outro, um dos maiores poetas e cronistas do nosso Brasil . Muitas saudade. Astro

    ResponderExcluir
  2. Show de bola amigo, ninca mais terá outro.

    ResponderExcluir
  3. Se existir outro Garrincha, será simplismente uma cópia mal reproduzida

    ResponderExcluir