25 de julho de 2013

Galo de Cuca campeão: uma vitória do velho e bom futebol brasileiro


 Times de futebol jogam futebol, óbvio não? Nem tanto, nos últimos anos, com a invenção do tal futebol de resultados, o futebol brasileiro vem deixando de jogar futebol dentro de seu estilo, que encantou o mundo, e nos fez os maiores vencedores do esporte no planeta, para jogar um troço parecido com futebol, mas muito mais feio e truculento.

Mas há os que resistiram à truculência e à mesmice. Um deles é o treinador Cuca, que ontem venceu a Taça Libertadores da América com o Atlético Mineiro. Seus times jogam futebol com alegria e destemor. E, por não se render aos defensores do outro esporte, mais violento e feio, que  infelizmente se tornou quase que padrão no Brasil, era acusado de azarado, de não ter equilíbrio emocional, seus times tomavam muitos gols e mais algumas estultices assacadas contra ele pelos defensores do tal futebol de resultados. Esqueceram-se, convenientemente, de dizer os obtusos, que os times mais vencedores da rica história de nosso futebol venceram jogando bonito, com arte,beleza e alegria: o Santos de Pelé; o Botafogo de Garrincha; o Cruzeiro de Tostão; o Palmeiras de Ademir da Guia; o Flamengo de Zico; o Internacional de Falcão e o São Paulo de Telê Santana- o inspirador de Cuca.
Parabéns Cuca, por seu trabalho e pelo mais que merecido título, que há de fazer o futebol brasileiro voltar a jogar o verdadeiro futebol... brasileiro.
E parabéns ao Galo e sua fanática torcida, que fizeram um espetáculo de amor, paixão e fé, inesquecível na noite de ontem no Mineirão.
Venceu o futebol... O velho e bom futebol brasileiro.

Obs: Enquanto isso, o Botafogo penou para eliminar o Figueirense na Copa do Brasil, perdeu por 1 x 0 e só se classificou graças ao goleiro Jefferson na disputa de pênaltis. O Botafogo não sabe jogar contra times de menor expressão, que jogam retrancados e isso pode nos custar muito caro no decorrer do Brasileirão e da Copa do Brasil. Precisamos, ao menos, de um bom atacante, caso contrário, apesar do time bem armado e lutador, receio que fiquemos pelo caminho nas duas competições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário