24 de outubro de 2013

A torcida do Botafogo não é a culpada pelo vexame do time

Para não tocar mais no assunto
Ontem no Maracanã, no jogo entre Botafogo x Flamengo pela Copa do Brasil, haviam 60.000 presentes ( 50.000 pagantes ), os lados Sul e Norte ( atrás dos gols ) comportam 23.000 pessoas cada. O lado Sul, destinado à torcida do Botafogo, estava quase que todo tomado ( não é verdade que estava vazio, como já li  no Facebook ). Cerca de 20.000 alvinegros. Fora os que não entraram no estádio. Preferiram ficar brigando com a PM do lado de fora.
Aos fatos: segundo a última pesquisa do Ibope o Flamengo tem entre 25 e 30 milhões de torcedores no Brasil, o Botafogo entre 2,700 e 3 milhões. Ou seja, a torcida Flamengo é muito maior que a do Botafogo ( estou falando de quantidade, não de inteligência ou qualidade ). Normal que leve mais gente ao estádio. Sempre foi assim.
Na semifinal da Taça Rio desse ano o Botafogo venceu o Flamengo; há 2 semanas, pelo Brasileirão venceu de novo. A proporção de torcedores no estádio era a mesma. E ninguém "culpou" a torcida do Botafogo pelas vitórias.
As 3 últimas decisões do Flamengo contra times de fora do Rio no Maracanã lotado: contra o Grêmio e o poderoso Santo André pela Copa do Brasil e Santos pelo extinto Rio-São Paulo, perdeu todas.
O último público acima de 100.000 pessoas no Maracanã foi a decisão da Copa do Brasil entre Botafogo x Juventude. Os gaúchos levaram o título.
Em 1950, cerca de 200 mil pessoas foram ao Maracanã torcer pelo Brasil contra o Uruguai na final da Copa. O Uruguai venceu.
O Corinthians, com sua imensa e fiel torcida, ficou 23 anos sem ganhar um mísero campeonato.
O Flamengo venceu ontem porque entrou mais bem armado e com muito mais, mas muito mais vontade de vencer que o Botafogo.
Torcida pode até ajudar, mas quem ganha jogo de futebol é o time ou um juiz ladrão. O resto é conversa para boi dormir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário