21 de novembro de 2013

Portaria do SUS que troca "morosidade" por "amorosidade" foi escrita por Gilberto Gil

Portaria do SUS que troca "morosidade" por "amorosidade" foi escrita por Gilberto Gil

O Diário oficial da União publicou ontem uma portaria assinada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, definindo o que é 'amorosidade', conceito que vai ser utilizado pelo SUS em seus impacientes pacientes, que reclamam até de uma esperadinha de 8 meses por um atendimento médico ou exame.
Mas vamos à definição da tal 'amorosidade':  "é a ampliação do diálogo nas relações de cuidado e na ação educativa pela incorporação das trocas emocionais e da sensibilidade, propiciando ir além do diálogo baseado apenas em conhecimentos e argumentações logicamente organizadas".
Outro princípio que norteia a política nacional de educação popular em saúde é o diálogo, definido na portaria do "Diário Oficial" como "encontro de conhecimentos construídos histórica e culturalmente por sujeitos, ou seja, o encontro desses sujeitos na intersubjetividade, que acontece quando cada um, de forma respeitosa, coloca o que sabe à disposição".
Entenderam?! Não?! Nem eu... Esse troço só pode ter sido escrito pelo Gilberto Gil. O ministro Padilha só assinou a porcaria, quer dizer, portaria. 
O tal 'encontro desses sujeitos na intersubjetividade', deve ser a fofocada sem fim que os impacientes pacientes do SUS ficam fazendo nas longas horas que passam na fila para serem atendidos.
Façamos o seguinte: é só tirarmos o "A" inicial de "amorosidade" e teremos de volta a nossa velha e péssima "morosidade" no atendimento do SUS.

A amorosa notícia está na Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário