6 de dezembro de 2014

Bundesliga: o que deveria ser o melhor campeonato de futebol do mundo é o mais monótono



Bundesliga: o que deveria o melhor campeonato dde futebol do mundo é o mais monótono

O que deveria ser o melhor campeonato de futebol do mundo atualmente, o da Alemanha, a atual campeão mundial de futebol, é, no entanto, o mais monótono de todos, tal a disparidade do Bayern Munich sobre seus adversários.
Tudo efeito do imenso poder econômico do clube bávaro, que simplesmente destruiu seu principal adversário nas últimas temporadas contratando seus principais jogadores. A vítima foi o Borussia Dortmund - clube que detém a maior média de público do mundo com cerca de 80.000 pagantes por partida. Se lembrarmos que Dortmund tem por volta de 580.000 habitantes, a média do clube chega a ser assombrosa.
Os alemães são os atuais campeões do mundo, seu campeonato é o que leva mais público aos estádios entre os principais campeonatos do planeta- e, no entanto, a imensa disparidade técnica em favor do Bayern tira qualquer emoção à disputa.
É necessário que a toda-poderosa dona FIFA encontre fórmulas de tornar os campeonatos mais equilibrados, limitando o poder financeiro de certos clubes e adotando medidas como as da NBA, a liga de basquete profissional americana, que não permite uma disparidade monstruosa entre as franquias que disputam a competição, sob pena de perder audiência... e dinheiro, muito dinheiro.
Eu, que era assíduo telespectador da Bundesliga, parei de ver o campeonato dos comedores de chucrute, pois antes da disputa começar já sei quem vai ser o campeão. Qual a graça disso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário