8 de dezembro de 2014

Quanto mais burocracia mais corrupção


Quanto mais burocracia mais corrupção
O que fez a Petrobras após a descoberta de uma quadrilha de diretores e gerentes, todos eles apadrinhados por políticos,  roubando bilhões da empresa?
Criou mais burocracia, agora uma tal “gerência de governança”. Só falta, para a piada terminar em risos hilários, o novo gerente de governança ( que nome ridículo! ) ser indicado pelo... PMDB.
 O questionamento óbvio ninguém faz: qual o interesse de políticos e seus respectivos partidos de terem influência em empresas estatais que não o de saqueá-las, tanto em proveito próprio quando no do financiamento de suas legendas?
O presidente da Transpetro, Sérgio Machado, afilhado do ínclito e probo senador Renan Calheiros, o responsável por sua indicação para o cargo, pediu afastamento temporário ( que, como sabemos, será eterno ) da direção da empresa por estar sob suspeita de ter praticado atos não condizentes com seu cargo. Mas o novo presidente da empresa continuará sendo escolhido por... Renan Calheiros. A Transpetro é “propriedade” do nobilíssimo senador, não do povo brasileiro.
Nós, brasileiros, herdeiros diletos da tradição cartorial portuguesa, não gostamos do óbvio, e combatemos à corrupção com mais burocracia- que é a mãe da corrupção e gera, inevitavelmente, mais corrupção.
Digo sempre que temos Estado demais ( com sua pesada, cara e corrupta burocracia ) onde ele não se faz necessário; e de menos onde é essencial- educação, saúde, transporte e saneamento, por exemplo.
O resto é Armazém de Secos & Molhados, como dizia o grande Millôr Fernandes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário