15 de junho de 2015

Jilozinho, feliz com o Botafogo, liga para avisar que Totó tá criando veado

Jilozinho, feliz com o Botafogo, liga para avisar que Totó tá criando veado
Jilozinho me ligou hoje cedo lá de São José do Calçado (ES), a linda cidade onde nasci. A notícia é que Totó está criando veado.
-Jarrão, seu viadão gay, tenho uma boa pra te contar, uma não, duas!
- Então diz...
- A primeira é que tô adorando a Segunda, nosso Fogão é líder e tô dando beiçadas di cum força pra comemorar! A segunda é que o Totó tá “criano” veado!
-Bem, Jilozinho, a primeira notícia deu pra perceber pelo bafo, mesmo nós estando conversando por telefone, quando à segunda novidade me explica isso direito?
- Quem tem bafo é seu cu, seu viadão gay ignorante! E não vou contar mais porra nenhuma!... Ah, vou sim, essa é muito boa!
- Então desembucha!
- Calma, porra! Quem tá pagando a conta de telefone é você, não eu... É o seguinte, outro dia o Totó vinha com o Alan do Mauro de Guaçui, no caminho viram um filhote de veado-campeiro ao lado do corpo da veada da sua mãe, que havia sido atropelada e estava morta. Pegaram o veadinho e o Totó tá criando o bichinho. Sabe qual o nome que ele botou no bicha, quer dizer, no bicho?
- Sei não, Jilozinho?
- Serguey... O nome do veadinho é Serguey. E o Totó tá cheio de viadagem com seu veado de estimação, não deixa o Foguinho (cachorro pinguço e tarado do Jilozinho) chegar perto dele de jeito maneira! Diz que ele vai estuprar o Serguey do mesmo jeito que fez com a Menga (galinha de estimação do Totó).  A Menga faz jus ao nome, Jarrão, é bem safada, gostou do estupro e “aviciou”: não pode ver o Foguinho que se arreganha toda... Mas quem vai comer o veado vai ser eu, não o Foguinho!
- Que isso, Jilozinho, endoidou de vez ?!
- Não, né, Jarrão, meu negócio é muié, vou fazer um churrasco do Serguey pra comemorar nosso título da Segundona! Depois sumo daqui uns tempos, pois o Totó vai querer me matar... Tá apaixonado pelo veado! Bem, vou dar umas beiçadas...

OBS:  Guaçui, cidade do Sul capixaba é vizinha de minha São José do Calçado, e fica às margens do Rio Veado. O nome deve-se à grande quantidade de veados-campeiros que habitavam o local na época de sua colonização.
Getúlio Vargas, depois da Revolução de 1930, mudou o nome de Guaçui, que se chamava São Miguel dos Veados, para Siqueira Campos, um dos líderes dos movimento “Tenentista” que eclodiu no Brasil em 1922. Mas a homenagem ao amigo não deu certo, e a família do homenageado pediu que a homenagem fosse desfeita. Por um motivo singelo: quase todas as cartas, o principal meio de comunicação entre as pessoas à época, traziam no envelope o endereço do destinatário e o novo nome da cidade: Siqueira Campos (ex-Veado).
Comovido com a situação, Getúlio queria retornar com o nome antigo, mas, suponho eu, que quem não aceitou dessa feita foi a Igreja Católica. Ficou Guaçui, que significa veado pequeno na língua tupi.
Viram a confusão que causa um preconceito?

Nenhum comentário:

Postar um comentário