21 de julho de 2015

Uma data histórica para o Botafogo: em 14 de setembro Biriba estaria completando 70 anos

Uma data histórica para o Botafogo: em 14 de setembro Biriba estaria completando 70 anos

70 ANOS DO BIRIBA
O dia 14 de setembro não é tão badalado, mas tem muita importância para a melhor parte da humanidade, aquela que veste uniforme preto e branco nos melhores e piores momentos da vida. 
Em 14 de setembro de 1945 nascia o cachorro mais sacana da história do futebol brasileiro. 
A data não é tão badalada, mas muita coisa aconteceu em 14 de setembro. No ano de 1812, as tropas de Napoleão invadiram Moscou. Em 1867, Karl Marx lançou o primeiro volume de “O capital”. Em 1945, também no dia 14 de setembro, nascia, numa esquina de Copacabana, nas imediações da Rua Miguel Lemos, o vira-lata Biriba, que se tornaria o mascote eterno do Glorioso Botafogo de Futebol e Regatas.
Fiquei sabendo da efeméride há pouco pelo Fábio Lau, que pesquisou a fundo as origens do cachorrinho pé-quente de Carlito Rocha.
Isto significa que no dia 14 de setembro, que cai numa segunda-feira, a torcida e a diretoria do Botafogo têm o compromisso de organizar a festa de 70 anos de nascimento do Biriba.
Tô nessa, Fábio Lau! 

(José Sérgio Rocha)

Biriba é um dos grandes ídolos da gloriosa História do Botafogo- aliás, até nossos vexames são gloriosos, diga-se de passagem aos invejosos.
Nos 70 anos do mais famoso mascote do futebol mundial em todos os tempos, o Botafogo deveria erguer uma estátua no Engenhão em homenagem ao nosso grande Biriba. 

Eis uma historinha do Biriba: Em 1948 Carlito Rocha era presidente do Botafogo e fez do cãozinho Biriba mascote do clube. Dava sorte, dizia o supersticioso dirigente.
Dias antes da decisão do Campeonato Carioca de 1948 entre Botafogo e Vasco, surgiu um boato no Rio que a torcida vascaína iria envenenar o Biriba.
Carlito Rocha, apavorado, mandou buscar Macaé, o verdadeiro dono do Biriba, e o cão, que passaram a morar na sede do clube. Segurança máxima no local e uma recomendação expressa de Carlito Rocha ao Macaé: "Pelo amor de Deus, você experimenta a comida do Biriba antes dele comer, Macaé, todo cuidado é pouco!"
O Botafogo venceu por 3 x 1, foi campeão,e todos comemoraram o título, inclusive o Macaé.
O Botafogo assim é, absurda e apaixonadamente... louco!

(Zatonio Lahud)

Aqui a História da adoção do Biriba como mascote do Botafogo Botafogo:Biriba, o maior e mais famoso mascote do futebol brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário