14 de setembro de 2015

Botafogo: hoje é aniversário do Biriba, o mais famoso mascote da História do futebol

Botafogo: hoje é aniversário do Biriba, o mais famoso mascote da História do futebol


Hoje o Biriba, o mais famoso mascote do futebol mundial, estaria completando 70 anos. Como o Botafogo jamais esquece seus ídolos, e o Biriba é um deles, a efeméride será devidamente comemorada no Carioca da Gema, o mais carioca dos bares do Rio de Janeiro, propriedade do grande alvinegro Thiago Cesário Alvim, que apoiou a iniciativa dos jornalistas Fábio Lau e José Sérgio Rocha, dois isentos profissionais pró-Botafogo, junto com o grande PC Guimarães, nessa "mídia golpista" infestada de urubus.
Todos os alvinegros que puderem compareçam, é mais uma data para exercemos nosso orgulho de grandes  "Patriotas Alvinegros"

Abaixo reproduz um texto que fiz sobre o Biriba:

O cãozinho Biriba é, até hoje, o mais querido e conhecido mascote do futebol brasileiro. Sua estreia se deu em 15 de julho de 1948. Seu dono, Macaé, era ferrenho torcedor do Botafogo. Neste dia levou Biriba a General Severiano para assistir um jogo do Botafogo. Após o décimo gol do time de aspirantes do Glorioso na vitória de 10 x 2 sobre o Madureira, Biriba, eufórico com a goleada, invadiu o gramado e foi comemorar junto aos jogadores.
O presidente do Botafogo, o grande e supersticioso, Carlito Rocha, viu a cena e Biriba foi adotado como mascote do clube.
Entrava em campo com o time e "depois era recolhido ao banco dos reservas e apenas solto quando o jogo engrossava e os jogadores adversários precisavam ser importunados de forma não ortodoxa" ( Botafogo, entre  céu e o inferno, Sérgio Augusto, pág 149 ).
A final do Campeonato Carioca de 1948 seria disputada por Botafogo e Vasco, a melhor equipe do Brasil à época, chamado de Expresso da Vitória. O Botafogo vinha de vários vices-campeonatos seguidos, se não me engano, cinco, e como o jogo seria realizado em General Severiano, nosso estádio, uma verdadeira operação de guerra foi preparada pela diretoria do Glorioso para vencer o poderoso esquadrão vascaíno. Reclamam até hoje, os bacalhaus, que o vestiário destinado a eles estava coberto de pó-de-mico e a água servida aos jogadores teria sido batizada com um estranho pó que provocou diarreia em vários atletas deles. Choro de vice, vencemos por 3 x 1. Foi o primeiro título do Botafogo após a unificação do  Botafogo Futebol Clube com o Clube de Regatas Botafogo, formando o atual Botafogo de Futebol e Regatas.
Mas, e isso não dizem os vascaínos, dias antes do jogo decisivo eles ameaçaram mandar envenenar Biriba. A notícia chegou aos ouvidos de Carlito Rocha, que imediatamente alojou Biriba e seu dono, Macaé, na sede de General Severiano e deu uma ordem expressa ao pobre Macaé: "Macaé você experimenta a comida do Biriba e só o deixe comer quando tiver certeza que ela não está envenenada!"
Deu tudo certo e o Macaé escapou de morrer envenenado. O Botafogo entrou em campo com seu simpático mascote, foi campeão e o Biriba virou mais um dos grandes heróis de nossa vasta e gloriosa História.
Aos mais jovens: vem deste fato o apelido de cachorrada dado à torcida do Botafogo.

P.s. A diferença do Botafogo para os clubes comuns, como bem o diz o PC Guimarães é essa: nosso mascote é um simpático cãozinho que existiu; o dos "comuns" são invenções, como o tal urubu, o bacalhau e o do Flor...esse é melhor deixar pra lá...


Botafogo: hoje é aniversário do Biriba, o mais famoso mascote da História do futebol
Biriba, fazendo carinho em Nilton Santos, após a conquista do Carioca de 1948 frente ao Vasco

Nenhum comentário:

Postar um comentário