>-->

Sebastianismo, uma herança maléfica que o Brasil herdou de Portugal

By | 18:49 Leave a Comment
Sebastianismo
substantivo masculino
1.
hist.rel crença mística, propagada em Portugal logo após o desaparecimento de D. Sebastião 1554-1578, segundo a qual este rei, como um novo messias, retornaria para levar o país a outros apogeus de glórias e conquistas ☞ inicial ger. maiúsc.
2.
método anacrônico, doutrina ultrapassada, estagnada; obscurantismo; reacionarismo; teimosia, caturrice.
Nós, brasileiros, herdamos essa fé sebastianista dos nossos colonizadores portugueses. Até hoje, cinco séculos depois, não fomos salvos por nenhum dos embusteiros que posaram de salvadores da pátria.
Que aprendamos a nos "salvar" sem precisarmos de falsos salvadores. 

Sebastianismo substantivo masculino 1. hist.rel crença mística, propagada em Portugal logo após o desaparecimento de D. Sebastião 1554-1578, segundo a qual este rei, como um novo messias, retornaria para levar o país a outros apogeus de glórias e conquistas ☞ inicial ger. maiúsc. 2. método anacrônico, doutrina ultrapassada, estagnada; obscurantismo; reacionarismo; teimosia, caturrice.  Nós, brasileiros, herdamos essa fé sebastianista dos nossos colonizadores portugueses. Até hoje, cinco séculos depois, não fomos salvos por nenhum dos embusteiros que posaram de salvadores da pátria.  Que aprendamos a nos "salvar" sem precisarmos de falsos salvadores.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: