14 de janeiro de 2018

Winston Churchill: a diferença entre um estadista e um populista

A diferença entre um estadista e um populista:
"Neste momento de crise, espero que me seja perdoado não falar hoje mais extensamente à Câmara. Confio em que os meus amigos, colegas e antigos colegas que são afectados pela reconstrução política se mostrem indulgentes para com a falta de cerimonial com que foi necessário actuar. Direi à Câmara o mesmo, que disse aos que entraram para este Governo: «Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor». Temos perante nós uma dura provação. Temos perante nós muitos e longos meses de luta e sofrimento."
O parágrafo acima é um trecho do primeiro discurso de Winston Churchill na Câmara dos Comuns enquanto primeiro-ministro britânico, em que apresentou uma Moção de Confiança ao Governo que ia dirigir.
O Império Britânico ruindo, bombas explodindo em Londres diuturnamente, a Inglaterra na iminência de ser invadida pelos nazistas, e um homem assume o poder tendo como plataforma única "oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor" ao seu povo E o homem, tenaz como poucos na História da humanidade, venceu o monstro nazista, que parecia invencível.

Vocês conseguem imaginar um político brasileiro dizendo ao nosso povo que não tem nada a lhe oferecer, só sangue, sofrimento, lágrimas e suor?

Essa é a diferença primordial entre um estadista e um populista...  

Chrchill: a diferença entre um estadista e um populista

Nenhum comentário:

Postar um comentário