28 de junho de 2018

O futebol não tem nenhuma culpa pelo subdesenvolvimento brasileiro

O futebol não tem nenhuma culpa nas mazelas brasileiras, ao contrário, pode nos apontar saídas para sermos tão bons em outros setores como somos no esporte mais popular do mundo.
Na medicina esportiva, por exemplo, ombreamos com os países mais desenvolvidos. Graças ao futebol, que hoje é uma poderosa indústria gerando milhões de empregos e bilhões de dólares mundo afora.
Ah, e nosso futebol cresceu e se desenvolveu devido aos nossos clubes, entidades privadas, como também o é a CBF. A seleção brasileira não usa um centavo de dinheiro púbico nos eventos que participa. Ao contrário, arrecada milhões de dólares junto a seus patrocinadores, gerando impostos para o Estado brasileiro. Existe corrupção na CBF? Óbvio que sim, mas o dinheiro desviado não é público. É grana arrecadada de diversos patrocinadores privados. Dinheiro que deveria ir para os cofres de nossos clubes- a razão de ser da CBF- a maioria deles também muito mal administrados. Sem esquecer de mencionar que o esporte tira milhares de jovens carentes das mãos do tráfico, gerando emprego por todo o país- e até fora dele
Talvez- pensem nisso!- sejamos primeiro mundo no futebol por este ter conseguido se manter longe da burocracia estatal.
Se tivessem criado uma "Futebras", por exemplo, certamente não seríamos a maior potência futebolística do planeta.
Miremos, apesar dos graves problemas existente na administração de nosso futebol, no sucesso e desenvolvimento do esporte no Brasil. Quem sabe nossa "tecnologia futebolística" de ponta possa apontar novos caminhos para que o Brasil saia do poço-sem-fundo em que se encontra? 

Futebol e subdesenvolvimento no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário