21 de janeiro de 2020

JUDEU QUEM, CARA PÁLIDA? (Textão de Arnaldo Bloch)

JUDEU QUEM, CARA PÁLIDA?
(Textão de Arnaldo Bloch)
Há uma tendência, às vezes fruto de confusão, outras de ignorância, ou permeada de aromas antissemitas, de se dizer que "os judeus" ou "a comunidade judaica" do Brasil apoiaram e apoiam Jair Bolsonaro.
Os judeus quem, cara pálida?
Chega a ser risível: sai a notícia de que o telefonema do embaixador de Israel ao presidente foi importante para a decisão de demitir Roberto Goebbels Alvim, e o pessoal logo deduz, e diz: "então, foram os judeus".
Por acaso o embaixador de Israel representa os judeus do Brasil? Ele representa Israel. Os israelenses. Inclusive os árabes-israelenses e os israelenses cristãos e os israelenses budistas.
Os brasileiros judeus são brasileiros. Se tiverem um problema em Nova York, em Tegucigalpa ou em Sidney, vão recorrer à embaixada brasileira.
Eu, por exemplo, sou um judeu brasileiro e o embaixador de Israel não me representa. Só o fará no dia em que eu emigrar para Israel e obtiver minha cidadania.
Sou sionista, e a favor da solução de dois estados para a questão palestina, desde que Hamas e outros grupos radicais reconheçam a existência de Israel e retirem de seus estatutos a intenção de tirar Israel do mapa.
Isso não tem nada a ver com o fato de eu ser brasileiro, botafoguense e eventualmente discordar de patrícios meus na diáspora (a dispersão, desde a expulsão romana há quase 2000 anos) quanto à política de Netanyahu.
Há com certeza um grupo forte de judeus brasileiros que apoiou Bolsonaro, de acordo com seu pleno direito de escolha e com determinadas convicções, em geral mais ligadas ao amor declarado do presidente (desde candidato) por Israel.
Esse amor se forjou e teve seu principal impulso na esteira dos neopentecostais, vulgos evangélicos, que sonham com a volta de Jesus a Jerusalém, quando os próprios judeus, de acordo com este corolário, aceitariam Cristo.
Esse grupo da comunidade é aquele que foi à palestra na Hebraica, e outras instâncias bem à direita, que existem em qualquer grupamento humano.
Paralelamente, há grupos de judeus progressistas, de perfil humanista, muito ativos nas redes sociais, como o Juprog ou o Judeus pela Democracia, este mais exposto nas ruas. Bem ativista, há um "Judeus contra Bolsonaro".
Judeus de direita, centro e esquerda, judeus petistas, tucanos, aliancistas, anarquistas, monarquistas e anti-política, pululam. E até não-judeus wannabe, que se disfarçam em hebreus contemporâneos de bizarras ascendências.
Na esfera religiosa, há congregações poderosas como a ARI, ultraprogressista e pluralista, e o grupo de Nilton Bonder, conservador nos ritos mas progressista na visão sociopolítica, com um braço cultural integradissimo ao Rio, o Midrash; e congregações ortodoxas, como o Beit Lubavitch, bastante fechadas e conservadoras politicamente, mas guardiãs da doutrina hassídica que remonta aos tempos do Czar.
Recentemente morreu o rabino Henry Sobel, da congregação de São Paulo, que dispensa palavras quanto à sua atuação na luta contra a ditadura.
Há também federações, como a Fierj (do Rio) ou a Conib (nacional), vira-e-mexe às turras entre si; o consulado honorário de Israel no Rio, extremamente influente, e organizações como a WIZO, só de mulheres.
Sempre que uma questão controversa se impõe, o pau come, e claro que essas diferentes instâncias, algumas estatutárias, outras individuais, formam e desfazem alianças, e o debate se dá, com as feições de Fla-Flu que todos conhecem nesses tempos bipolarizados.
Não há, contudo, uma entidade, uma sinagoga, uma congregação, uma federação, que possa (ou sequer ouse) reivindicar a posição de representante última da comunidade judaica do Brasil ou de qualquer cidade ou estado.
Como no Talmud, o livro da tradição oral, não há última palavra, e os sábios (e também os que nada sabem) divergem entre si o tempo todo, como deve ser numa democracia.
O judaísmo tem várias portas: religiosas, tradicionalistas, (multi) étnicas, culturais, de pertencimento a um povo, de sentimento nacional, culinárias, metafísicas e até mesmo ateias. Há judeus na Zona Sul, na Tijuca, em Jacarepaguá, no Méier e na Maré. Está na hora de, antes de falar, procurar saber. Mas isso é para todos os efeitos...

3 comentários: