25 de abril de 2020

BORBOLETAS, BANANAIS E CRISE EM MACONDO

BORBOLETAS, BANANAIS E CRISE EM MACONDO
Psicografado por mim (José Sérgio Rocha)
na Pátria Amada Brasil
Em meio à praga que vem devastando os nossos bananais e matando centenas de borboletas amarelas, vermelhas, azuis, enfim, um verdadeiro borboleticído que ocorre diariamente, o Jefe da Puliça de Macondo pediu demissão depois que um de seus homens de confiança foi exonerado por uma bala perdida publicada no Diário Oficial da localidade..
Os peritos conferiram que o projétil exoneratório não saiu da garrucha da mais alta autoridade pulicial da aldeia, mas é absurdamente compatível com os trabucos e respectivos calibres da família Buendía.
O perito Encarregado (este é seu nome) até pediu para falar off the record, por temer represálias. Contou que a bala vinha de um modelo Bic, justamente o preferido do alcaide Jair Buendía, que tem uma garrucha em seu nome e um verdadeiro arsenal sublocado.
Don Jair é o jefe do clã mais alienado e rancoroso de Latinoamérica e as horas mais difíceis de sua vida coincidem com os angustiados momentos gramaticais e ortográficos em que precisa sacar a Bic para manifestar-se por escrito. Foi o que nos contou também Don Encarregado.
Descendente de numerosos Aurelianos e Arcádios, o Alcaide atual sempre foi meio anarquista, como o pai, os tios e avós, porém mais fascinado por sua garrucha declaratória e pela carabina Winchester "Papo Amarelo" do que pelas borboletas da mesma cor que enfeitam os jardins da cidade.
A fantasia sexycriminal causada pela Papo Amarelo e também pelo Colt Cavalinho e pela Mauser Parabellum foi transmitida por Don Jair a sus hijos Don Rachadito, Don Fakenikito e Don Pinguelito ou - como murmuram os borrachos de Macondo -- Huguito, Zezito e Luizito.
O resultado deste envolvimento familiar excessivo na condução dos assuntos locais tem sido horroroso. O gobierno de su papá foi, desde o início, sacudido por badernas que os três santinhos atribuíam ao clã dos Rojos. Os rojos não são más pessoas, porém assim são considerados pelos rivais.
Na última eleição, os rojos perderam por pouco. Eram muito bons de gobiernar (ficaram 13 anos no gobierno) e de hacer campanha, só que havia um número superior de borboletas amarelas, que partiam em revoadas a cada chamado de Don Jair. Em retribuição, após a vitória nas urnas, Buendía nomeou Jefe de Puliça o ídolo dos amarillos, o juiz Don Marreco.
As brigas e traições não tardaram. Don Marreco sempre foi um juiz mexeriqueiro e boquirroto. Esta última característica, porém, sempre foi prejudicada por sua voz fina e esganiçada. Porém, em meio àquelas borboletinhas amarelas, certo dia vislumbrou uma mosca azul e viu nela um futuro radioso para sua marrequice.
Para fazer acontecer tal futuro, Don Marreco só precisava exercer seu cargo em silêncio obsequioso, porém dando a impressão de dignidade. Era como vinha obrando hasta el momiento em que começaram a transbordar fofocas sobre o método de ganhar dinheiro de Don Rachadito, a disseminação de inverdades pelos robôs criados por Don Fakenikito (o escândalo das falsas borboletas amarelas) e pelas suspeitas de que Don Pinguelito e sus milicianos del Escritório del Amor organizava manifestações contra uma das fundadoras de Macondo, la Señora Democrácia.
Dona Democrácia e os primeiros Buendía fundaram o arraial. Os Buendía de antigamente não eram más pessoas, embora no tempo deles muitos morressem com a boca cheia de formigas. Por isso, eram venerados, principalmente Dona Democrácia, que continua viva e morando em local incerto e insabido.
O assessor defenestrado pela Bic do Alcaide com manias de Ditador caiu do caballo justamente porque andou investigando os hijos de Don Jair. Assim que soube que o clã ficaria em apuros, o Alcaide mandou o Jefe Supremo parar com aquela palhaçada. O Jefe Supremo sustou o processo, porém Don Marreco também o procurou, pois jamais chegaria ao poder, algum dia, se fosse flagrado como o principal responsável por mais um golpito de estado.
Foi então que o Alcaide o mandou embora. Depois de convencido pelos militares de seu gabinete a voltar atrás, fingiu que não tinha mandado embora. Fez que ia, mas não foi fondo. E o drama se encerrou até el Pronunciamiento que comienza a las cinco de la tarde.
José Sérgio Rocha

Biografia do autor: Zé Sergio, além de ser um grande jornalista, tem três outras grandes virtudes: é meu amigo, é botafoguense de raiz, e é o sujeito mais fino e desbocado, quer dizer, educado, que já conheci.

BORBOLETAS, BANANAIS E CRISE EM MACONDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário