21 de julho de 2020

O desembargador prepotente e a "nobreza" diplomada brasileira

No mundo todo, existem menos de 1200 faculdades de Direito. No Brasil, pasmem, são 1.406.
Com a proclamação da República por Deodoro da Fonseca, um monarquista ferrenho (a zona vem de longe...), extinguiram-se os títulos de nobreza, que a turma do andar de cima usava para se mostrar superior à plebe ignara.
Vai daí, suspeita este Barão, mas não dessa nobreza chinfrim e provinciana destes zoneados trópicos, mas sim do Império Inglês. Uma homenagem da minha amiguinha Betinha II ao Botafogo. General Severiano é o local mais importante e sagrado do Brasil: é ali que fica a sede do Botafogo de Futebol e Regatas! Me perdi... Ah, sim, ser "dotô" virou então uma maneira de distinção social no Brasil no lugar dos títulos de nobreza. E tome faculdade de Direito! Vejam os favorecimentos à nossa "nobreza doutorada": prisão especial para canalhas diplomados; uma quantidade sem fim de pessoas, quase todas "doutores", com o asqueroso foro privilegiado, que é o nome pomposo que deram à impunidade dos de cima, e outros privilégios mais. Vocês conhecem outro país com a quantidade de "ministros" e tribunais que temos por aqui?
O toquinho de amarrar jumento roliço e de pau pequeno do desembargador paulista que humilhou os guardas municipais em São Paulo, é apenas a face visível deste Brasil corrupto e antidemocrático no qual vivemos.
Obs: Como, em geral, os garçons e guardadores de automóvel tratam seus clientes? "Obrigado, Dotô!" Essa subserviência, creio eu, é parte de nossa herança absolutista e autoritária, que estamos lutando para destruir. É difícil! Muito difícil! As corporações detestam abrir mão de seus privilégios.

A "nobreza" com diploma  No mundo todo, existem menos de 1200 faculdades de Direito. No Brasil, pasmem, são 1.406. Com a proclamação da República por Deodoro da Fonseca, um monarquista ferrenho (a zona vem de longe...), extinguiram-se os títulos de nobreza, que a turma do andar de cima usava para se mostrar superior à plebe ignara. Vai daí, suspeita este Barão, mas não dessa nobreza chinfrim e provinciana destes zoneados trópicos, mas sim do Império Inglês. Uma homenagem da minha amiguinha Betinha II ao Botafogo. General Severiano é o local mais importante e sagrado do Brasil: é ali que fica a sede do Botafogo de Futebol e Regatas! Me perdi... Ah, sim, ser "dotô" virou então uma maneira de distinção social no Brasil no lugar dos títulos de nobreza. E tome faculdade de Direito! Vejam os favorecimentos à nossa "nobreza doutorada": prisão especial para canalhas diplomados; uma quantidade sem fim de pessoas, quase todas "doutores", com o asqueroso foro privilegiado, que é o nome pomposo que deram à impunidade dos de cima, e outros privilégios mais. Vocês conhecem outro país com a quantidade de "ministros" e tribunais que temos por aqui? O toquinho de amarrar jumento roliço e de pau pequeno que humilhou os guardas municipais em São Paulo, é apenas a face visível deste Brasil corrupto e antidemocrático no qual vivemos.  Obs: Como, em geral, os garçons e guardadores de automóvel tratam seus clientes? "Obrigado, Dotô!" Essa subserviência, creio eu, é parte de nossa herança absolutista e autoritária, que estamos lutando para destruir. É difícil! Muito difícil! As corporações detestam abrir mão de seus privilégios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário