31 de agosto de 2020

Sobre cristianismo, Estado laico e liberdade

Nos primórdios do cristianismo, os cristãos eram perseguídos, torturados e mortos pelo Império Romano. A nova fé resistiu e cerca de três séculos depois, passou de religião perseguida a religião do Estado. E começou a fazer o mesmo que sofreu com quem a contestasse. Séculos se passaram, veio a Inquisição, com milhares de inocentes mortos, em nome de uma nojenta e estúpida "pureza da fé", até que o Iluminismo propugnasse o Estado laico, onde os homens teriam o direito de exercer sua fé- qualquer que fosse sua confissão religiosa- , ou de não ter fé alguma, sem serem perseguidos pelo Estado.
O Estado laico, que não persegue ninguém por suas convicções religiosas ou ideológicas, é uma das grandes conquistas da civilização, e que está em perigo no Brasil atual, que anda dando ré nos avanços civilizacionais, que conquistamos com muita sofrimento. A luta atual que se trava no Brasil é entre civilização e barbárie.
Que cada um escolha seu lado e assuma as consequências de suas escolhas. O muro caiu...

 Nos primórdios do cristianismo, os cristãos eram perseguídos, torturados e mortos pelo Império Romano. A nova fé resistiu e cerca de três séculos depois, passou de religião perseguida a religião do Estado. E começou a fazer o mesmo que sofreu com quem a contestasse. Séculos se passaram, veio a Inquisição, com milhares de inocentes mortos, em nome de uma nojenta e estúpida "pureza da fé", até que o Iluminismo propugnasse o Estado laico, onde os homens teriam o direito de exercer sua fé- qualquer que fosse sua confissão religiosa- , ou de não ter fé alguma, sem serem perseguidos pelo Estado.  O Estado laico, que não persegue ninguém por suas convicções religiosas ou ideológicas, é uma das grandes conquistas da civilização, e que está em perigo no Brasil atual, que anda dando ré nos avanços civilizacionais, que conquistamos com muita sofrimento.  A luta atual que se trava no Brasil é entre civilização e barbárie. Que cada um escolha seu lado e assuma as consequências de suas escolhas. O muro caiu...

Nenhum comentário:

Postar um comentário