12 de março de 2021

De Primo Levi para Jair Bolsonaro

 De Primo Levi para Jair Bolsonaro

No quadro, trecho do poema "Para Adolf Eichmann "de Primo Levi. Abaixo o poema completo.
PARA ADOLF EICHMANN
Corre livre o vento por nossas planícies,
Eterno pulsa o mar vivo em nossas praias.
O homem semeia a terra, a terra lhe dá flores e frutos:
Vive em ânsia e alegria, espera e teme, procria ternos filhos.
... E você chegou, nosso precioso inimigo,
Você, criatura deserta, homem cercado de morte.
O que saberá dizer agora, diante de nossa assembleia?
Jurará por um deus? Mas que deus?
Saltará contente sobre o túmulo?
Ou se lamentará, como o homem operoso por fim se
lamenta,
A quem a vida foi breve para tão longa arte,
De sua terrível arte incompleta,
Dos treze milhões que ainda vivem?
Ó filho da morte, não lhe desejamos a morte.
Que você viva tanto quanto ninguém nunca viveu:
Que viva insone cinco milhões de noites,
E que toda noite lhe visite a dor de cada um que viu
Encerrar-se a porta que barrou o caminho de volta,
O breu crescer em torno de si, o ar carregar-se de morte.
20 de julho de 1960
Primo Levii (Turim, 31 de julho de 1919 — Turim, 11 de abril de 1987) foi um químico e escritor italiano. Escreveu memórias, contos, poemas, e novelas. É mais conhecido por seu trabalho sobre o Holocausto, em particular, por ter sido um prisioneiro em Auschwitz-Birkenau. Seu livro Se questo è un uomo (Brasil: É isso um Homem? /Portugal: Se Isto É um Homem) é considerado um dos mais importantes trabalhos memorialísticos do século XX. Seu livro Il sistema periodico (A Tabela Periódica), por sua vez, foi considerado o melhor livro de ciência já escrito pela Royal Institution.
Otto Adolf Eichmann; Solingen, 19 de Março de 1906 – Ramla, 1 de Junho de 1962) foi um SS-Obersturmbannführer (tenente-coronel) da Alemanha Nazista, e um dos principais organizadores do Holocausto. Eichmann foi designado pelo SS-Obergruppenführer (general/tenente-general) Reinhard Heydrich para gerir a logística das deportações em massa dos judeus para os guetos e campos de extermínio das zonas ocupadas pelos alemães no Leste Europeu durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1960, foi capturado na Argentina pela Mossad, o serviço secreto de Israel. Após um julgamento de grande publicidade em Israel, foi considerado culpado por crimes de guerra e enforcado em 1962.

De Primo Levi para Jair Bolsonaro  No quadro, trecho do poema "Para Adolf Eichmann "de Primo Levi. Abaixo o poema completo. PARA ADOLF EICHMANN Corre livre o vento por nossas planícies, Eterno pulsa o mar vivo em nossas praias. O homem semeia a terra, a terra lhe dá flores e frutos: Vive em ânsia e alegria, espera e teme, procria ternos filhos. ... E você chegou, nosso precioso inimigo, Você, criatura deserta, homem cercado de morte. O que saberá dizer agora, diante de nossa assembleia? Jurará por um deus? Mas que deus? Saltará contente sobre o túmulo? Ou se lamentará, como o homem operoso por fim se      lamenta, A quem a vida foi breve para tão longa arte, De sua terrível arte incompleta, Dos treze milhões que ainda vivem? Ó filho da morte, não lhe desejamos a morte. Que você viva tanto quanto ninguém nunca viveu: Que viva insone cinco milhões de noites, E que toda noite lhe visite a dor de cada um que viu Encerrar-se a porta que barrou o caminho de volta, O breu crescer em torno de si, o ar carregar-se de morte. 20 de julho de 1960 Primo Levii (Turim, 31 de julho de 1919 — Turim, 11 de abril de 1987) foi um químico e escritor italiano. Escreveu memórias, contos, poemas, e novelas. É mais conhecido por seu trabalho sobre o Holocausto, em particular, por ter sido um prisioneiro em Auschwitz-Birkenau. Seu livro Se questo è un uomo (Brasil: É isso um Homem? /Portugal: Se Isto É um Homem) é considerado um dos mais importantes trabalhos memorialísticos do século XX. Seu livro Il sistema periodico (A Tabela Periódica), por sua vez, foi considerado o melhor livro de ciência já escrito pela Royal Institution. Otto Adolf Eichmann; Solingen, 19 de Março de 1906 – Ramla, 1 de Junho de 1962) foi um SS-Obersturmbannführer (tenente-coronel) da Alemanha Nazista, e um dos principais organizadores do Holocausto. Eichmann foi designado pelo SS-Obergruppenführer (general/tenente-general) Reinhard Heydrich para gerir a logística das deportações em massa dos judeus para os guetos e campos de extermínio das zonas ocupadas pelos alemães no Leste Europeu durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1960, foi capturado na Argentina pela Mossad, o serviço secreto de Israel. Após um julgamento de grande publicidade em Israel, foi considerado culpado por crimes de guerra e enforcado em 1962.


Nenhum comentário:

Postar um comentário