13 de abril de 2021

Em um país sério, Jair Bolsonaro e Jorge Kajuru estariam presos

 A gravação nada republicana da conversa entre o presidente e um senador, divulgado pelo segundo, além de asquerosa, é a confissão de crimes praticados por "ambos os dois"- seguindo aos normas incultas do vernáculo chulo presidencial.

Em qualquer país mais ou menos sério, Jair Bolsonaro e Jorge Kajuru já estariam afastados de seus cargos por conspiração contra o Estado Democrático de Direito. Em um sério estariam presos.

Aqui, em "Macunaíma, vai ficar tudo como dantes no quartel de Abrantes


Barão é cultura

'Tudo como dantes, «quartel-general em Abrantes» é como regista Orlando Neves, no seu Dicionário de Expressões Correntes [Editorial Notícias, Lisboa], que assim se lhe refere:


«Diz-se do que permanece sempre na mesma, sem alteração.»


«Respondia com esta frase o povo quando [em Portugal] perguntado sobre como iam as coisas, no tempo da primeira invasão francesa [1807]. De facto, Junot instalara, calmamente, o seu quartel-general em Abrantes. Em Lisboa, nada se fazia com intenção de se opor ao avanço do general francês. Ninguém lhe ousava resistir. D. João VI, então regente, não tomava qualquer medida no sentido de evitar a progressão de Junot para Lisboa. Daí que, quando alguém perguntava o que se passava, a resposta fosse a frase em título.»'

'José Mário Costa'

in Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/autores/jose-mario-costa/73/pagina/1 [consultado em 13-04-2021]


Nenhum comentário:

Postar um comentário