20 de agosto de 2021

A intolerância bolsonarista e "O Paradoxo da Tolerância" de Karl Popper

 A intolerância bolsonarista e o "paradoxo da tolerância"

Vivemos um momento de grande insanidade no Brasil. Com gente autoritária, que prega em favor da violência, do fechamento de nossas instituições democráticas e o estabelecimento uma ditadura de extrema-direita no país. Essa gente, quando as instituições reagem para defender o Estado de Direito, fazem-se de vítimas e acusam quem os enfrenta de serem exatamente o que eles são: antidemocratas e totalitários. Nada disso, no entanto, é novidade. O filósofo Karl Popper já estudou esse fenômeno criando o conceito do "Paradoxo da Tolerância".
“Menos bem conhecido é o paradoxo da tolerância: tolerância ilimitada levará ao desaparecimento da tolerância. Se estendemos tolerância ilimitada até àqueles que são intolerantes, se não estamos preparados para defender a sociedade tolerante contra o ataque dos intolerantes, então os tolerantes serão destruídos, juntamente com a tolerância. Nesta formulação não pretendo dizer que devamos sempre suprimir a verbalização de filosofias intolerantes; conquanto que possamos contradizê-las através de discurso racional e combatê-las na opinião pública, censurá-las seria extremamente insensato. Mas devemos reservar o direito de suprimi-las, mesmo através de força; porque poderá facilmente acontecer que os intolerantes se recusem a ter uma discussão racional, ou pior, renunciarem a racionalidade, proibindo os seus seguidores de ouvir argumentos racionais, porque são traiçoeiros, e responder a argumentos com punhos e pistolas. Devemos pois reservar o direito, em nome da tolerância, de não tolerar os intolerantes. Devemos afirmar que qualquer movimento que prega a intolerância está fora da lei, e considerar criminoso o incitamento à intolerância e perseguição, da mesma forma que é criminoso o incitamento ao homicídio, ao rapto ou ao reavivar da escravatura.”
Karl Raimund Popper (1902-1994) foi um filósofo e professor austro-britânico. Amplamente considerado um dos maiores filósofos da ciência do século XX, Popper é conhecido por sua rejeição das visões indutivistas clássicas sobre o método científico em favor do falsificacionismo.
Quem quiser saber mais sobre o assunto leia esse artigo, muito bom, publicado no jornal português Observador: O Paradoxo da Tolerância

Nenhum comentário:

Postar um comentário