15 de agosto de 2021

O ensaio geral do golpe bolsonarista será em 7 de setembro

 Ensaio golpista

É muito comum que golpes de Estado sejam precedidos de ensaios que testam as verdadeiras forças em presença, a higidez das instituições, o ânimo da opinião pública, o estado de espírito das tropas que se deseja mobilizar etc. São “quase-golpes” que preparam a ação definitiva em um momento posterior.
Há informações de que assistiremos a um ensaio, ou a um “quase-golpe”, em torno do próximo dia 7 de setembro. Incluirá bloqueio de estradas, cerco a Brasília, mobilização de paramilitares e uma grande escalada retórica. O pedido de impedimento de ministros do STF, que Bolsonaro anunciou, é o elemento mobilizador da trama.
A maneira como os acontecimentos vão se desenrolar, a reação da sociedade, a postura das instituições e os desdobramentos serão decisivos para o que ocorrerá no período seguinte.
Os bolsonaristas sabem que perderão as eleições de 2022 e não querem deixar o poder. É preciso deixar claro, para eles, que o caminho do golpe está fechado. Ou eles avançarão.
Cesar Benjamin

César de Queiroz Benjamin (1954) é um cientista político, editor e político brasileiro. Durante a ditadura militar brasileira, participou da luta armada contra o regime, foi perseguido e exilado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário