8 de setembro de 2021

História: Bolsonaro é apenas o mais ilustre representante de nossa longa estirpe de cornos

 Editorial corno do Barão

"Cornocultura" do Barão
Por que "corno"? A melhor explicação que li é que o termo teria surgido como uma referência a animais chifrudos cujas fêmeas costumam viver próximas a um único macho, que utiliza os seus cornos (chifres) para tentar afugentar eventuais garanhões – e nem sempre é bem-sucedido na troca de chifradas.
"E sendo provado que algum homem consentio a sua mulher, que lhe fizesse adultério, serão elle e ella açoutados com senhas capellas de cornos, e degradados para o Brazil, e o adultero será degradado para sempre para a África, sem embargo de o marido lhes querer perdoar". Quinto livro das Ordenações Filipinas, que vigorou no Brasil até que nosso primeiro Código Civil entrasse em vigor em 1916.
Todo castigo pra corno é pouco, tanto que eram punidos sendo enviados pra cá. Bolsonaro é apenas o mais ilustre representante de nossa longa estirpe de cornos.
Obs: As Ordenações Filipinas, ou Código Filipino, foram editados em Portugal no início do século XVII. Entretanto, permaneceram em vigor no Brasil até 1916, quase um século após a independência do Brasil em 1822.
🐮🐮🐮🐮🐮🐮🐮🐮🐮🐮🐮🐮

Nenhum comentário:

Postar um comentário