6 de novembro de 2021

Fernanda Montenegro, Lula e Bolsonaro

 Editorial do Barão

Fernanda Montenegro, Lula e Bolsonaro
Nova imortal da Academia Brasileira de Letras, Fernanda Montenegro diz que não quer Lula e nem Jair Bolsonaro na presidência. Crítica da reeleição, ela avalia que o atual mandatário é um “horror” e um “monstro”, e que o petista teve um governo “bastante interessante”. Mesmo assim, acredita que a volta do ex-presidente “seria como uma reeleição”
A reeleição é um terrível legado do governo Fernando Henrique Cardoso. José Sarney, o patriarca da corrupção nacional, havia esticado o mandato presidencial de 4 para 5 anos. Foi um poucos acertos do governo Sarney, que FHC destruiu.
No nosso atual "presidencialismo de corrupção", não, de "coalização", no meio do primeiro mandato quem está na Presidência começa a fazer acordos políticos, quase nunca republicanos, para garantir um segundo mandato.
Todos os que tentaram (FHC, Lula e Dilma) a reeleição foram reeleitos. E Bolsonaro, não se iludam, é fortíssimo candidato em 2022. O poder eleitoral da máquina estatal é quase invencível no Brasil
Nas grandes democracias modernas o modelo utilizado é o parlamentarismo. A exceção é os EUA, por especificidades únicas da construção do Estado americano. Copiamos o modelo ianque, o deformamos, e vivemos em crise política desde a proclamação da República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário