15 de setembro de 2022

CALÇADENSES PELA DEMOCRACIA

CALÇADENSES PELA DEMOCRACIA

Calçadenses, somos da terra dos magistrados, dos grandes professores e de sábios escritores. Somos legatários dos intrépidos sertanistas Marciano Lúcio e Caboclo Valério que deixaram para trás o Planalto de "Fazenda Velha", desbravaram a mata inóspita e construíram um casebre que passou a lhes dar abrigo. Honramos nossos antepassados na continuidade da eterna luta pela prosperidade de nossa gente, sempre iluminados pelos ideais de liberdade, fraternidade, igualdade e justiça social.
Quis a História que Calçado, como ficou conhecido, se tornasse um importante polo econômico e cultural, tendo como diferencial a nossa educação e nosso profundo humanismo, assentados em valores civilizatórios com os quais não transigimos. E nos reconhecermos como uma gente politizada, atenta, portanto, aos riscos que ameaçam o nosso convívio como nação, que precisa seguir sua evolução sendo regida por uma Constituição cidadã, que assenta seus pilares na atuação das instituições que compõem o Estado Democrático de Direito.
Constituição por meio da qual foi instituído um “Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias...” e que foi promulgada, “sob a proteção de Deus”.
E ver essa evolução ameaçada, com a Democracia precisando ser diuturnamente defendida de ameaças de gente com mentalidade autocrática, antidemocrática, desonesta e perigosa como expressão de um entendimento equivocado da política, nos motiva a externar nosso posicionamento claro nas eleições presidenciais de 2022.
Não soa nem um pouco razoável e compatível com nossa história ficarmos inertes e alheios à manipulação de pessoas para se alinharem a coisas estúpidas ,para ficar apenas em alguns temas, sobre saúde (não se vacinem), educação (eduquem seus filhos em casa ou morte a Paulo Freire), pobreza (Não há miséria), religião (desrespeito, manipulação, discursos e atos de intolerância contra a liberdade de culto), segurança pública e armas; Negações e violências que querem fazer crer que possuir e portar uma pistola na cintura seria só uma questão de autodefesa e que "povo armado jamais será escravizado", sem se importar com o fato dos tais “CAC’s” já terem entrado “na mira” do crime organizado, do narcotráfico e das milícias.
Defendemos uma Ordem Social que tem “como base o primado do trabalho, e como objetivo o bem-estar e a justiça sociais”. A assistência social prestada a quem dela necessitar, independentemente de qualquer discriminação, com foco na proteção socioeconômica de famílias em situação de pobreza ou de extrema pobreza. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.  O meio ambiente sendo preservado para as atuais e futuras gerações. A redução das desigualdades, com oportunidades iguais para todos. O trabalhador tratado com dignidade, podendo, com o fruto de seu trabalho fazer três refeições diárias, manter seu filho estudando e tendo a perspectiva concreta de enveredar por uma carreira técnica ou por uma formação acadêmica que o realize pessoal e profissionalmente; o filho do porteiro possa ser engenheiro, que a filha da doméstica possa ser médica e que ninguém estranhe que a empregada doméstica deseje passar férias na Disney. 
Enfim, defendemos um ideal de Estado, fruto de um grande Contrato Social, voltado para os seus objetivos fundamentais de uma República Federativa que se preordena a construir uma sociedade livre, justa e solidária; garantir o desenvolvimento nacional; erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
Assim honramos nossa História e reafirmamos os nossos princípios e valores nos quais foram criados e cresceram praticando, como a fé inabalável na democracia, na igualdade  entre as raças, a crença na soberania popular por meio do voto, sob o crivo da nossa Justiça Eleitoral, na cidadania, na dignidade da pessoa humana, nos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e no pluralismo político.
Entre montanhas e flores, por essas razões que um grupo de amigos Calçadenses, que estiveram juntos no início dos anos 80 na luta contra a ditadura militar, resolveram expressar seus votos em Lula – 13, no dia 02 de outubro de 2022.

Luis Carlos de Souza Vieira ( Calinha)
Marco Antônio Junger de Souza Vieira ( Baco)
Mauro Ferreira de Rezende( Maurinho)
Alan Ferreira de Rezende 
José Antônio Lahud Neto ( Toinha)
Adézio de Almeida Lima 
Almir de Almeida Lima (Nel)
Oscar Luiz Teixeira de Rezende 
Carlota Rezende
Ronaldo Carvalho Castro
Renato Carvalho Castro
Ademir Junger Figueiredo
Sônia Bonzi
Fábio Tavares de Rezende (Fabinho)
Antônio João de Rezende( Pinguim)
Alcélio Monteiro
Joel Guilheme Raggi Gomes
Danilo Xavier Moreira
Jane Pimentel
José Carlos Barreto Junior (Juninho Barreto)
Lêda Maria Bolelli Tatagiba
Orlando Ramos Moreira
Maria Luiza Moreira Arantes
Aristides Teixeira de Almeida
Marcelo Ourique da Silva
Pedro José Mello da Silva
Angela Teresinha Sá Vianna Glória da Silva
Maristela de Sá Vianna Glória
Andréia Barreto
Tônia de Souza
Pedro de Souza Laino
Arlinda Eugênia Ferreira de Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário