2 de junho de 2010

Terra prometida

Vejam vocês como é o ser humano, ontem fiz uma crônica sobre a perseguição sofrida pelo povo judeu, e me deparo com a absurda invasão do barco que levava ajuda humanitária aos palestinos à Faixa de Gaza, onde cerca de 1.500.000 de palestinos vivem em condições sub-humanas vítimas da guerra sem-fim entre árabes e judeus. O Estado de Israel, não pode, não deve, ou não devia, agir como vem agindo. Sob o manto protetor do governo dos EUA, onde há uma poderosa e influente comunidade judaica, age como seus carrascos e se iguala a eles em insanidade e desrepeito pelo outro- o outro que sempre foram, perseguidos e humilhados História afora. De vítima a algoz, velho clichê, mas, infelizmente, verdadeiro. Como os nazistas( guardadas as devidas (des)proporções)fizeram com os judeus, a Faixa de Gaza é o gueto de Varsóvia do povo palestino.

O governo israelense acusa o Hamas, que governa Gaza, de ser um grupo terrorista, e bloqueia implacavelmente a região, o que gera mais ódio, mais revolta, mais sangue...

Benjamim Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, é herdeiro político de Menahgen Begin, fundador do Irgun, grupo de judeus radicais que, baseado na Torá, tinha como meta conquistar toda a Terra Prometida de volta para o povo judeu. Foi acusado por Ben Gurion, o estadista e humanista, responsável maior pela criação do Estado de Israel, de novo Hitler. Em 22 de julho de 1946 , o Irgun explodiu uma ala do do King David Hotel, onde parte da administração britânica na Palestina, estava alojada. Vinte e oito britânicos, quarenta e um árabes, dezessete judeus e outras cinco pessoas morreram. Begin lamentou apenas a morte dos judeus( A História dos Judeus- Paul Johnson- pág 520), vários outros crimes foram cometidos pelo Irgun. Mais tarde Begin fundou o Likud e veio a se tornar primeiro- ministro. São seus herdeiros que acusam o Hamas de grupo terrorista...pois é, ironias da História.
Na verdade, tanto palestinos quanto judeus são semitas(tudo "brima"), linhagem que, supostamente, teria se originado com Sem, um dos filhos do Noé, é o da arca. Acho que o grande erro de Noé foi ter levado seres humanos, é muita confusão!
Resumindo: junta colonialismo, religião e petróleo, só pode dar o furdunço que tá lá até hoje...todo mundo sabe que a única solução plausível é a criação de dois estados, independentes e soberanos, passando Jerusalém para administração da ONU, já que é  cidade sagrada das três religiões monoteístas: judaísmo, cristianismo e islamismo. Só tem um " pequeno" problema: onde entra paixão religiosa e e interesse econômico, sobra-se pouco espaço para a razão.

Bom, tem outra saída: que Deus resolva logo entregar a tal Terra Prometida aos judeus e acaba logo com a brigalhada... afinal, tem cinco mil anos que prometeu...

Um comentário:

  1. "Quando expirará o mandato do vitimismo? Quando, afinal, o genocídio nazista dos judeus da Europa deixará de servir de desculpa para livrar o estado de Israel das barras dos tribunais internacionais e leis regulares da Humanidade"? - Fintan O'Toole, escritor irlandês.

    ResponderExcluir