19 de agosto de 2010

Chumbo grosso

Totó está impossível desde que virou poeta, com o beneplácito do Saint-Clair e do Paulo Laurindo. Me ligou e disse que está fazendo um longo poema baseado na Odisséia de Homero, ainda está escrevendo, mas já me adiantou o nome: Laudicéia de Totó, sei não, mas vem chumbo grosso por aí. Ah, e não que ler Estrela da Vida Inteira de Manoel Bandeira pois se recusa a ler livros escritos em louvor ao Botafogo, vai ler O Vermelho e o Negro, de Sthendal, que é em homenagem ao time lá da Gávea( pobre Gávea, um bairro tão bonito!), mas vai escrever uma carta ao autor sugerindo a mudança de nome do livro para O Vermelho e o Afro, que é politicamente correto; me pediu o endereço do Sthendal, disse que não tinha, mas com certeza o Saint-Clair e o Paulo Laurindo sabem, pois são amigos dele. Escreveu, inclusive, uma carta aos dirigentes de seu time, exigindo que não o chamem mais de Rubronegro e sim de Rubroafro, é...tem lógica o raciocínio do Totó. E quer porque quer saber as origens de sua família, me disse que vai mandar fazer uma árvore "ginecológica" de seus antepassados, suspeita que é descendente direto de Castro Alves e me garantiu que se for verdade passará a usar o sobrenome do famoso antepassado: Totó de Castro Alves. E pra terminar diz que vai homenagear Ferreira Gullar que acaba de completar oitenta anos e vai escrever O Poema Limpo, versão sua para o obra -prima do Gullar: Poema Sujo.

Por sorte a ligação caiu...

4 comentários:

  1. Totó pertence à nova e talentosa safra de livres pensadores interpetrativos deste país. É de sua lavra a emblemática frase: "Os canídeos ganem mas a carraspana passa".

    ResponderExcluir
  2. Totó é o meu herói!!!
    Vou fazer campanha para o Totózinho ser nomeado um Imortal da Academia Brasileira de Letras!!!!
    Quem sabe ele leva a galinha Zica e o Galo Adriano tb?

    ResponderExcluir
  3. Totó tá com as cachorras, tá com as macacas! Ninguém segura o Totó. O que sai da lavra de Totó se totorna sucesso. E tenho dito! (Ah! o endereço atual de Sthendal é o Cemitério de Montmartre, em Paris.)

    ResponderExcluir