4 de dezembro de 2010

Totó faz revolução na língua portuguesa

Totó me ligou ao alvorecer do dia, como sempre, a cobrar, como desde sempre,  para me informar sobre o livro que pretende escrever corrigindo alguns nomes e designações de nossa língua que, segundo ele, são politicamente incorretas.

- Toinha...safado! Estou te enviando umas correções que fiz em umas palavras que estão fora dos ditames do politicamente correto, depois você envia ao   Saint-Clair, que é professor de literatura e sabe muito mais que você, quero que ele e o meu mestre Edson sejam meus colaboradores; o Saint-Clair só tem dois defeitos: é de Bom Jesus e é torcedor dessa nojeira do Botafogo, mas é um ser educado e vai ser um bom ajudante. Estou enviando umas palavras que já modifiquei, primeiro estou modificando alguns nomes próprios, apelidos e países com nomenclaturas politicamente incorretas.

Países:

Peru, não pode, nome vulgar, agora vai se chamar Pênis. Não...cacete...cacete também é vulgar, é Pênis e não começa a me atazanar.

Agora uma lista onde elimino cidades, países, animais e nome próprios que tenham CU, um absurdo e uma agressão aos nossos ouvidos. Vê a lista:

Cuba:Ânusba
Cuiabá: Ânusbá
Curitiba: Ânustiba
Cubatão...não...não é Cutabão!...é Cubatão: Ânusbatão

Francisco Cuoco...coitado...agora vai ser Francisco Ânusoco, vai continuar oco, mas melhora um pouco...

Culinária, veja que nojo, nós não cumemos- quer dizer, cumemos mas não comida, deixa pra lá!-, nós comemos, portanto vai ser Colinária.

Outra coisa, o Saint-Clair nasceu em Carabuçu, distrito de Bom Jesus, e o pessoal fica mangando deles dizendo que são carabucetenses, nome vulgar demais, então, em homenagem a ele, resolvi alterar, agora vai ser Caravagina, ao menos ele passa a ser caravaginense, que é bem mais de acordo com o " cultismo" da língua que ele tanto cultua, cultua não, é politicamente incorreto: Ânustua fica mais de acordo.

Lembra do Divino Zói de Sapo, se ainda fosse vivo teríamos de chamá-lo de Divino Olhos de Batráquio, acho que não ia gostar do mesmo jeito, fazer o quê?

E tem alguns peixes e aves que mudei também:

Pirarucu, agora vai ser Piraruânus; Pacu, Paânus; Jacu...não...porra...não é já cu? é Jacu...quer dizer, era...agora é  Jaânus!

Depois envio mais, isso dá um trabalho do cara...opa...do cace...ops...Fui...

                                                 

Um comentário:

  1. Enquanto alguns brasileiros são da linha de Xangô, Oxóssi, etc., Totó é da linha de Policarpo Quaresma. Não se conformando com a língua como é (dita língua instrumento de comunicação e não aquela que se prepara com batatas), resolve dar uma melhorada no seu vocabulário, com a proposição de novas palavras. Vai dar trabalho, mas e se der certo? Nunca se sabe, né! Diga a ele que estou aqui para colaborar. Agora é caravaginense e do ca...!

    ResponderExcluir