24 de janeiro de 2011

Difusora Calçadense, cem por cento de audiência




Recebi do Laerth o vídeo feito por ele sobre a genial Rádio Camanducaia, não deixem de ver, é impagável! Mas lá em São José do Calçado, a maior pequena grande cidade do mundo, onde nasci, tínhamos a Difusora Calçadense, que era comandada pelo grande Jair Mello, figura que entrou para os anais do folclore calçadense comandando a incrível Difusora, que não era bem uma rádio:  auto-falantes espalhados pelos postes da cidade levavam a programação para todos, ou seja, querendo ou não você era obrigado a ouvir, só não tinha 100% de audiência devido a uns 5 surdos que haviam por lá à época.
A sede da Difusora era a sala da casa do Jair, e, não raro, ele esquecia de desligar a aparelhagem quando terminava sua programação e a cidade inteira ouvia o que se passava em seu lar, outras botava a Difusora no ar para mandar recado à sua filha: Laudicéia, sua mãe mandou trazer pó de café e 1quilo de feijão; Laudicéia, já passou da hora de vir pra casa; noutras estavámos sentados na praça, próximos à casa do Jair e ele ligava os auto-falantes para chamar o Thor, pastor-belga da família: Thor, já pra casa...Thor!!!...e logo vinha o Thor em desabalada carreira no rumo de casa.
Mas a melhor foi quando estava anunciando o maior clássico do futebol mundial: Americano Atlético Clube X Motorista Futebol Clube, os dois times da cidade. Um mês antes o clima na cidade se dividia entre  a empolgação e o belicismo, o ar se tornava elétrico, a turma do Americano reunida no bar do Tião Cabrito, a do Motorista no do Jorge do Carlindo e o Jair Mello esquentando os ânimos através da Difusora: Atenção ! Atenção!( como se fosse possível não ter atenção, ele entrava aos berros e a gente era obrigado a ouvir) Sen-sa-ci-ó-naaaaalllll embate no Estádio Ernesto Gomes da Fonseca, Americano X Motorista, você vai ficar em casa : du-vi- dóóóó!!! Assim mesmo: du-vi-dóóóó!!!
A ladainha se repetia nos três períodos da programação diária da Difurosa, até que chega a notícia da morte de Tião Marques, figura queridíssima do povo calçadense e fundador do Motorista, Jair, emocionado e esbaforido, faz uma edição extraordinária para convidar a população para o enterro e entra no ar aos berros com sua voz fina e grave: Atenção! Atenção! Sen-sa-ci-ó-naaaallllll enterro no Campo Santo local, você vai ficar em casa? Du-vi-dóóóó!!! Percebendo a gafe, muda a voz para um tom solene e termina: a família enlutada agradece a presença de todos...
Ainda me lembro do hino do glorioso Americano Atlético Clube:
Americano é o maior
Que coisa louca
Que coisa rara
Americano não
Respeita a cara


Saudades de minha terrinha!




                                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário