2 de agosto de 2014

Lineu, o homem que pegou uma jiboia e um jacaré com uma vara de pescar lambari

Lineu, o  homem que pegou uma jiboia e um jacaré com uma vara de pescar lambari
O Lineu é uma doce figura de São José do Calçado-ES, a cidade onde nasci. Lineu é um personagem histórico e muito querido na cidade. Nosso herói  viveu histórias extraordinárias, todos rigorosamente  verídicas que fazem parte dos anais (anais não é sinônimo de ânus- que é um cu erudito- mas o registro da história de um povo, seus parvos!) do povo de Calçado. Lineu, dentre suas inigualáveis epopeias, afirma, com a seriedade do papa fazendo sermão, que já atravessou a ponte Rio-Niterói tocando gado quando a mesma ainda era de pau! É proprietário de um rádio tão antigo que quando o liga ouve o falecido narrador esportivo Oduvaldo Cozzi narrando os jogos da Copa de 1950. E afirma, com a segurança dos justos, que o pé-de-manga de sua casa é tão velho que está caduco- dá jabuticaba, goiaba, amora e, raramente, manga!
É uma pescaria do Lineu que vou lhes narrar aqui. Lineu é o único homem que já pegou um martim-pescador, um jacaré e uma cobra jiboia apenas com uma vara de pescar lambari. Tão duvidando?! Pois é a mais pura e cristalina das verdades!
O acontecido  deu-se lá pelas bandas da Fazenda Velha, terras pertencentes ao Antônio Borges, pai de meu amigo Juquita, que foi testemunha ocular do ocorrido e o confirma como inteiramente verídico. Vamos aos fatos: Lineu estava  pescando lambari. Ao fisgar um, puxou a vara com muita força, o pequeno peixe voou pra fora d'água, mas manteve-se  preso ao anzol. Um martim-pescador, que voava próximo, abocanhou a iguaria e também ficou preso no anzol. Luta pra lá, luta pra cá e o pobre do pássaro, cansado, cai n'água e é abocanhado por uma jiboia de 4 metros que caçava pelo local. A gulosa serpente, por conseguinte, também ficou presa à vara do Lineu- vara de anzol, seus energúmenos tarados! Enquanto lutava para se safar, um jacaré, percebendo que a jiboia estava completamente indefesa, a abocanhou sem dó ou piedade! O bocarra glutão, quando deu por si, estava fisgado também. Lineu, aproveitou-se da infausta situação, pegou uma lasca de madeira e a rumou na cabeça do réptil aligatorídeo,  matando-o.
Foi uma festa em Calçado! Passamos a noite no Bar do Conrado, bebendo e comendo carne de jacaré e de jiboia, que o Lineu conseguiu retirar das entranhas do réptil. O martim-pescador e lambari? Conseguiram escapar no meio da confusão.
E mentiroso é sua vó!

2 comentários: